Mauá - O Imperador e o Rei
Pôster de  Mauá - O Imperador e o Rei
15 de outubro de 1999 No cinema | 2h 15min | Biopic, Drama, Histórico
Direção: Sergio Rezende
|
Roteiro Sergio Rezende, Paulo Halm
Elenco: Paulo Betti, Malu Mader, Hugo Carvana
Usuários
4,2 59 notas, 5 críticas
Avaliar :
0.5
1
1.5
2
2.5
3
3.5
4
4.5
5
Vou ver

Sinopse 575n17

Arroio Grande, Rio Grande do Sul. É nesta pequena localidade que vivia Irineu Evangelista de Souza (Paulo Betti) e tudo indicava que aria sua vida ali (ou pelo menos grande parte), mas o destino interveio e de forma funesta, pois ainda garoto Irineu se tornou órfão, quando seu pai foi morto por ladrões de gado. Dois anos depois, sua mãe decidiu se casar novamente com João Jesus, mas como o padrasto não aceitava um enteado Irineu foi morar no Rio de Janeiro com Batista, seu tio. No Rio vai trabalhar no armazém do português Pereira de Almeida (Elias de Mendonça), onde o jovem Irineu descobre ter jeito para os negócios, pois tinha uma visão ampla do que iria acontecer no comércio. Ele se torna um funcionário de confiança e um cobrador impiedoso, levando Queiroz (Hugo Carvana) ao suicídio após tomar todos os bens (inclusive escravos) como pagamento de uma grande dívida. Irineu defendia o fim da escravidão por razões econômicas e era um homem de palavra, o que faz seu talento ser reconhecido por Richard Carruthers (Michael Byrne), um escocês que vivia no Brasil, que o emprega em sua firma de exportação e lhe dá as primeiras noções das teorias econômicas. Alguns anos depois, Carruthers diz que sente o mesmo que os negros, banzo, que é saudade da terra natal, pois ficara rico no Brasil mas deixara seu coração na Escócia. Assim, parte deixando Irineu comandando os negócios. Nesta altura da vida, Irineu se apaixonou pela sobrinha, May (Malu Mader), com quem irá se casar e ter vários filhos. Em Liverpool, Inglaterra, se deslumbra com a potência das fábricas e decide liquidar sua empresa comercial para se arriscar na construção da primeira indústria brasileira, uma fundição e estaleiro em Ponta de Areia, Niterói. Desde quando começou a enriquecer, Irineu ganhou um inimigo para toda a vida, o Visconde de Feitosa (Othon Bastos), que o via como um aventureiro que sonhava apenas em ganhar mais dinheiro e desviar o Brasil da sua "vocação agrícola". Irineu queria modernizar o país, mas sofreria mais obstáculos do que seria capaz de imaginar, pois seria prejudicado por estrangeiros mas principalmente pelos brasileiros que pertenciam a uma oligarquia, que apenas queriam usufruir os bens sem nada produzir.

Trailer 2n3b20

imagem de Mauá - O Imperador e o Rei Trailer 2:25
Mauá - O Imperador e o Rei Trailer
9.811 visualizações

Elenco 4d3i1g

foto de Paulo Betti
Personagem : Irineu Evangelista de Souza / Visconde de Mauá
foto de Malu Mader
Personagem : May
foto de Hugo Carvana
Personagem : Queiroz
foto de Othon Bastos
Personagem : Visconde de Feitosa

Críticas dos usuários: eles gostaram 614cz

As melhores e mais úteis críticas
Luiz Fernando M.
Luiz Fernando M.

19 seguidores 5 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 8 de novembro de 2013
Excelente obra do cinema nacional, super produção ! Nota 10
Arthur D.
Arthur D.

10 seguidores 5 críticas Seguir usuário

4,5
Enviada em 8 de janeiro de 2017
Este filme é uma belíssima obra. Honraram o nome e história do grande Barão de Mauá (personalidade que mais iro) nesta produção. O homem mais patriota e sensato que já pisou nesta bendita terra brasileira. Não um patriotismo bobo, mas sim um inteligente, esperto. De modo que fez o Brasil crescer muito a época, podendo ter crescido mais ainda se o Estado e a elite não lhe fossem empecilhos que só pensam no próprio bem, assim como ...
Leia Mais
Rafael J.
Rafael J.

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 13 de abril de 2017
Um excelente filme que conta a historia de um grande homem que tentou mudar o Brasil ,tentou de todas as formas melhorar essa país,mais ele foi destruido pelos Iluminatis. Esses dias ei la perto da casa dela no cemiterio do Catumbi .Qualquer dia desses vou la visita-lo.
Samuel M.
Samuel M.

1 crítica Seguir usuário

5,0
Enviada em 11 de setembro de 2017
Nota 10 para a produção, trilha sonora, figurino e para o elenco formado por gigantes como Paulo Betti, Othon Bastos, Claudio Correa e Castro, Edwin Luisi etc. O filme retratou a realidade nua e crua do Brasil escravagista. É uma forma de entendermos as raízes da corrupção política nos dias de hoje.

Fotos 65n2q

Curiosidades das filmagens 2t2b6j

Vários 5e2b14

- Este é o 4º de 5 filmes em que o diretor Sérgio Rezende e o ator Paulo Betti trabalham juntos. Os demais foram Doida Demais (1989), Lamarca (1994), Guerra de Canudos (1997) e Zuzu Angel (2006).

Prêmios 3xe2z

- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Ator (Othon Bastos).

Detalhes técnicos 161j5a

Nacionalidade Brasil
Distribuidor RioFilme
Ano de produção 1999
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento -
Idiomas Português
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -

Se você gosta desse filme, talvez você também goste de... 315d33

Pôster de Olga

Olga 6f84

Pôster de Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão

Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão 543x70

Pôster de A Paixão de Cristo

A Paixão de Cristo 4y595v

Pôster de Invictus

Invictus p3m3