A filmografia de Laurence Fishburne é bastante impressionante: é claro, a grande maioria conhece o ator como o mentor de Neo (Keanu Reeves), Morpheus, nos três primeiros filmes Matrix. Mas a densidade de sucessos de bilheteria, clássicos e obras-primas em que o homem de 63 anos foi visto também impressiona.
Fishburne apareceu em A Cor Púrpura, de Steven Spielberg, bem como em Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood, esteve nos filmes clássicos dos anos 90, O Rei de Nova York e Os Donos da Rua, três longas de John Wick também podem ser encontrados em seu currículo, e ele se tornou parte dos universos de super-heróis da DC (O Homem de Aço) e da Marvel (Homem-Formiga e a Vespa).
No streaming hoje: Indiscutivelmente um dos melhores filmes de todos os tempos - se você não assistiu, não é fã de ficção científica!Além disso, logo no início de sua carreira, Laurence Fishburne participou de um marco absoluto na história do cinema: Apocalypse Now, que é (não só) um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, mas para conseguir esse papel, ele teve que fazer alguns truques.
Fishburne deu seus primeiros os na frente das câmeras na novela One Life to Live e no fracasso da maioridade, Cornbread, Earl and Me, quando a chance de estrelar um longa de Francis Ford Coppola surgiu no final dos anos 70, que acabara de revolucionar o gênero de filmes de gangster com os dois primeiros filmes, O Poderoso Chefão.
Mas para o papel do jovem sr. Clean, que participa da perigosa expedição de Willard (Martin Sheen) para encontrar o louco Coronel Kurtz (Marlon Brando) na selva, Fishburne era na verdade muito jovem, com apenas 14 anos.

Assim, o ator recorreu a uma mentira inocente: “Eu disse a eles que tinha 16 anos quando me inscrevi”, disse o astro de Missão Impossível 3 em entrevista à emissora canadense CBC – embora ele acredite até hoje que os produtores simplesmente seguiram em frente com o jogo dele. "Acho que eles sabiam muito bem que eu era mais jovem, não acho que enganei ninguém."
Aparentemente, não foi solicitada a identificação de Fishburne. Em vez disso, Coppola teria perguntado a uma jovem que estava ando se ela achava que o ator aparentava ter 18 anos. Ela disse “sim” – e com isso Fishburne foi contratado. Isso não apenas avançou em sua carreira, mas também salvou a vida de Emilio Estevez.
Laurence Fishburne salvou a vida de Emilio Estevez y2v3j
Estevez é filho de Martin Sheen, o ator principal da ainda perturbadora obra-prima de Coppola, e queria visitar seu pai no local. “Acabamos de nos conhecer nas Filipinas por alguns dias”, disse a estrela de Clube dos Cinco no The Jennifer Hudson Show.

“Estávamos andando juntos em um pequeno barco e chegamos muito perto da costa, então sugeri que descêssemos e empurrássemos [o barco] para longe da costa. Pulei do barco em uma espécie de areia movediça lamacenta e comecei a afundar. Fishburne olhou para mim e apenas disse: 'Pegue minha mão!' E ele me puxou para fora. Estamos conectados desde então.”
Portanto, a escalação de Fishburne foi um duplo golpe de sorte. Aliás, Coppola ficou tão impressionado com o então estreante que o contratou mais duas vezes na década de 80, para os filmes, Cotton Club e O Selvagem da Motocicleta.
Todos os filmes de Francis Ford Coppola, do pior para o melhorVocê pode conferir Apocalypse Now no Cindie, dentre outros filmes bons para assistir depois.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!