A corrida do Oscar 2025 está a todo vapor e, em meio à campanha dos indicados, algumas polêmicas estão sendo levantadas nas redes sociais. Recentemente, com inúmeros registros de trabalhos antigos de Fernanda Torres pipocando online, um trecho de uma polêmica esquete do Fantástico, programa da Globo, veio à tona.
No vídeo em questão, a atriz surge fazendo o uso de blackface em um quadro que mostrava a rotina de uma família problemática. Utilizada desde o século 19, a prática teatral posteriormente adotada no audiovisual, consiste em pintar o rosto de atores brancos com tons escuros para simular a pele negra ou não-branca.
Tudo sobre o Oscar 2025: Quando vai ser, onde assistir, indicados, vencedores e todas as informações sobre a cerimôniaA técnica é discutida pelo movimento negro há décadas, mas no Brasil ganhou um debate definitivo de que trata-se de um ato racista recentemente. Em declaração ao Deadline, a artista se prontificou em realizar um pronunciamento pedindo desculpas pelo trabalho feito há 17 anos.
“Quase vinte anos atrás, apareci de blackface em um esquete de comédia de um programa de TV brasileiro”, disse ela ao veículo. “Sinto muito por isso. Estou fazendo esta declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e confusão.”

Ela continua: “Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a conscientização da história racista e do simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil. Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável."
“Esta é uma conversa importante que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas de então e de agora. Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca de mudanças vitais necessárias para viver em um mundo livre de desigualdade e racismo”, completa.
Outros casos de blackface entre indicados ao Oscar 2025 6y4215

Enquanto muitos apontam esse ponto como parte da corrida pelo Oscar 2025, que pode atrapalhar as chances de Fernanda na disputa, outros casos de blackface entre os indicados foram levantados.
Em 2016, Zoë Saldaña lançou uma cinebiografia de Nina Simone com o uso da técnica. Embora seja uma mulher negra, a atriz usou o recurso para emular a pele retinta da cantora. Alguns anos depois, a estrela de Emilia Pérez se pronunciou.
Robert Downey Jr. defende seu Blackface em Trovão Tropical"Naquela época, pensei que tinha permissão porque era negra. E eu sou uma mulher negra. Mas era Nina Simone, e Nina teve uma vida e uma jornada que deveriam ser honradas pelos mínimos detalhes, porque ela era uma pessoa especificamente detalhada. Sinto muito, porque amo a música dela", disse ela em uma entrevista realizada em seu próprio Instagram, em 2020.
Outro ator que teve um caso semelhante foi Adrien Brody, que em sua participação no Saturday Night Live usou peruca de dreadlocks e tentou falar com um sotaque jamaicano caricato para apresentar o convidado de um episódio de 2003. Na época, o protagonista de O Brutalista foi altamente criticado e, embora negue ter sido banido do programa, não recebeu mais convites nestes 22 anos.
No mais, reiterando as palavras da atriz, "o blackface nunca é aceitável". Uma vez que o assunto tenha sido levantado, a discussão se faz necessária mais uma vez para estabelecer que a prática é problemática e não deve se perpetuar na atualidade.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.