Obra-prima para assistir hoje: Um dos filmes mais importantes de todos os tempos
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia ar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

A Lista de Schindler é o melhor filme de Steven Spielberg, inclusive segundo ele mesmo.

Com títulos inesquecíveis como Tubarão e as sagas Jurassic Park e Indiana Jones, o diretor Steven Spielberg moldou o cinema de grande sucesso e se estabeleceu como um dos maiores cineastas de seu tempo. Seu drama de guerra A Lista de Schindler, de 1993, também representa um marco absoluto na história do cinema: após seu lançamento, o filme foi acompanhado por um enorme frenesi na mídia e recebeu vários prêmios, incluindo sete Oscars e três Globos de Ouro.

Em A Lista de Schindler, o diretor conta a história real de Oskar Schindler (Liam Neeson), que salvou a vida de mais de 1.100 judeus durante o Holocausto. Esse também é considerado, pelo próprio Spielberg, o melhor filme que ele já fez. Você pode assisti-lo no Prime Video.

A Lista de Schindler: imagens assombrosas do horror do Holocausto 23556q

Cracóvia, 1939: Oskar Schindler, membro do Partido Nazista e amigo dos oficiais da SS, quer reabrir uma fábrica de esmaltes em ruínas. Dependente de investidores e de mão de obra barata, ele contrata Izthak Stern (Ben Kingsley) como diretor istrativo, que o ajuda a ter sucesso com os trabalhadores judeus.

À medida que o Holocausto avança, ele testemunha várias vezes as atrocidades cometidas pelo oficial da SS, Amon Göth (Ralph Fiennes), e seus seguidores. Logo ele coloca sua vida e sua riqueza em risco para salvar o maior número possível de seus trabalhadores da deportação para Auschwitz.

Universal Pictures

Quando foi lançado, o filme causou um debate sobre como o Holocausto deveria ser retratado. Mas, no final, uma coisa ficou clara: A Lista de Schindler é uma obra-prima de absoluta relevância que se posiciona contra o esquecimento e a favor da memória. Um trabalho que tornou possível a realização de outros filmes igualmente importantes, como O Pianista ou A Queda - As Últimas Horas de Hitler.

É um filme que, como o jornalista alemão Hellmuth Karasek disse em uma entrevista à Spiegel na época, “carrega a marca da verdade na testa a cada momento”. Há cenas de horror em sua casualidade, como crianças acenando alegremente enquanto são levadas embora; e também cenas de simultaneidade, como uma mulher sendo espancada durante a celebração de um casamento judaico, enquanto Schindler brinda seu aniversário com oficiais da SS.

A Lista de Schindler é um filme que consegue levar o espectador em uma jornada emocional de três horas de volta a um dos capítulos mais sombrios da história com muitos pequenos detalhes. É um filme que fala em favor da dignidade e da inviolabilidade – um filme que lembra e alerta a cada minuto.

A Lista de Schindler
A Lista de Schindler
Data de lançamento 31 de dezembro de 1993 | 3h 15min
Criador(es): Steven Spielberg
Com Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes
Imprensa
3,9
Usuários
4,8
Assista agora no Prime Video

*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados