Fernanda Torres e Selton Mello são os protagonistas de Ainda Estou Aqui, sucesso brasileiro que fez história com três indicações no Oscar 2025. Antes de estrelarem o longa de Walter Salles, os dois atores estiveram em outro filme indicado ao Oscar.
Estou falando de O Que É Isso, Companheiro?, lançado em 1997, filme brasileiro dirigido por Bruno Barreto que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro – mas perdeu na categoria para Caráter, representante da Holanda na premiação. Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o elenco é composto por nomes como Pedro Cardoso, Alan Arkin, Luiz Fernando Guimarães, Matheus Nachtergaele e Fernanda Montenegro.

Uma coincidência é que, assim como Ainda Estou Aqui com Fernanda Torres e Selton Mello, a história de O Que É Isso, Companheiro? é ambientada durante a ditadura militar no Brasil. O mais curioso é que, um ano após a presença do filme no Oscar, Central do Brasil – também estrelado por Fernanda Montenegro – marcou presença na premiação, também indicado como Melhor Filme Estrangeiro, além de Melhor Atriz para Montenegro.
Lembrando que Ainda Estou Aqui recebeu três indicações ao Oscar 2025, como Melhor Filme, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme Internacional.
Qual é a história de O Que É Isso, Companheiro? 2fr4p

Em O Que É Isso, Companheiro?, o jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
O Que É Isso, Companheiro? está disponível no Prime Video, Globoplay e MUBI.