Qualquer pessoa que tenha tido contato contato com o universo mágico de Harry Potter conhece alguns dos feitiços mais populares. Avada Kedavra é certamente um dos mais comentados, mas também um dos mais temíveis e poderosos. Não é à toa que faz parte das Maldições Imperdoáveis, que são proibidas para aqueles que não desejam fazer parte das Artes das Trevas. Entretanto, além do efeito, que não é pequeno, as palavras escolhidas para realizar o feitiço também escondem um significado dos mais perturbadores.
Uma questão controversa de Harry Potter 60361r
O que significa Flipendo? Bem, quem sabe. Como muitos feitiços, não sabemos se todos os encantamentos têm uma origem etimológica específica ou não, mas o significado de Avada Kedavra é muito mais claro. A primeira coisa que vem à mente quando ouvimos essas palavras é a famosa tag "abracadabra", tão usada em shows de mágica e, embora sua origem não seja totalmente clara, sabe-se que é uma palavra que era usada em certos idiomas, como hebraico ou aramaico.
É fato que o feitiço vem dessa palavra, embora você possa estar se perguntando o que isso tem a ver com matar pessoas. Ou seja, já sabemos que a maldição é usada para acabar diretamente com a vida das pessoas. Bem, se voltarmos às línguas citadas, a expressão (com modificações) expressava "Eu criarei enquanto falo", abra kedobar. Combinado com a palavra latina "cadavere", que significa cadáver, o resultado seria "Criarei cadáveres enquanto falo". No entanto, algumas fontes incertas fazem referência à palavra "cadavra", mas não conseguimos encontrá-la nem sua origem etimológica.

O que encontramos são declarações da própria J.K. Rowling, que apontam para a seguinte informação: "É um antigo feitiço em aramaico e é a origem de abracadabra, que significa 'que a coisa seja destruída'". Seja como for, é claro que essas palavras não são colocadas aleatoriamente, mas sim têm um significado associado ao mundo real. Neste caso, todas as interpretações levam à mesma coisa: é um feitiço destrutivo. Assim como outros feitiços como "Incendio" ou "Lumos", os feitiços de Harry Potter têm origens muito particulares que vale a pena explorar.
*Conteúdo global AdoroCinema