O cinema de gângsteres nos deu grandes filmes ao longo da história, mas se há um que se destaca dos demais no gênero é, sem dúvida, O Poderoso Chefão, o filme mais emblemático de Francis Ford Coppola, que dirigiu e coescreveu a história em 1972 baseada no romance de sucesso que Mario Puzo havia publicado alguns anos antes, em 1969.
Mais de 50 anos depois, O Poderoso Chefão ainda é considerado um dos maiores filmes já produzidos, e sua influência no cinema é absolutamente inegável. Estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan e Robert Duvall, entre outros, o longa-metragem catapultou a carreira de todos eles e principalmente a de Coppola, que assinou seu primeiro grande sucesso como cineasta.

Na época, ganhou três Oscars, incluindo Melhor Filme. E apenas dois anos depois, chegou a segunda parte do filme, O Poderoso Chefão 2. que se tornaria a melhor continuação da história do cinema. Você pode assisti-la em streaming pelo Telecine, Paramount+ e Mercado Play.
O Poderoso Chefão 2 estreou em dezembro de 1974 nos EUA (e em fevereiro de 1975 no Brasil) e superou as expectativas, embora seu sucesso não tenha sido tão imediato e tenha ficado atrás de seu antecessor. No entanto, foi indicado a 11 Oscars e ganhou seis deles: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Pacino), Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor de Arte e Melhor Trilha Sonora Original.

O longa-metragem foi a primeira sequência da história a ganhar o Oscar de Melhor Filme e ainda é considerado por muitos melhor do que o primeiro. O enredo explora duas histórias: por um lado, examina a situação atual de Michael Corleone (Pacino) como o novo chefe da família após os eventos de O Poderoso Chefão e, por outro, o ado de Vito Corleone (De Niro) como um imigrante nas ruas de Nova York.
Enquanto Michael tenta expandir seu império e seus negócios, Vito, que com apenas 9 anos de idade teve que testemunhar seu pai, sua mãe e seu irmão sendo baleados e mortos pelo padrinho na Sicília, viaja para os Estados Unidos e a de um simples trabalhador a um poderoso chefe da máfia de Nova York, sedento por vingança.
O Poderoso Chefão 3, a parte final da trilogia, foi lançada 16 anos depois, em 1990, novamente sob a direção de Coppola, e também recebeu aclamação da crítica, embora tenha sido considerada inferior aos seus antecessores.