Há apenas um filme na história que foi bem no Oscar e no Framboesa de Ouro
Iris Dias
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

É um feito ter o melhor ator e a pior atriz do ano no mesmo filme, mas este clássico dos anos 80 poderia dar conta de tudo.

Em 1993, Alan Menken subiu ao palco do Oscar como autor da Melhor Trilha Sonora do ano, a de Aladdin. Além disso, enquanto estava lá, ele também levou para casa o prêmio de Melhor Música por A Whole New World. E deve ter sido uma boa ideia, porque poucos dias antes ele havia recebido o Framboesa de Ouro de pior canção por High Times, Hard Times, de Extra! Extra!

Ele foi o primeiro a receber o Oscar e o Framboesa de Ouro no mesmo ano, uma honraria rara que só três pessoas têm: ele, o roteirista Brian Helgeland e a atriz Sandra Bullock em 2010, que ganhou as estatuetas de Melhor Atriz e Pior Atriz por Um Sonho Possível.

The Walt Disney Pictures

No total, 19 filmes foram indicados ao mesmo tempo ao Oscar e ao Framboesa de Ouro de Pior Filme, mas apenas um levou para casa a estatueta de ouro: Melhor Edição de Som por Pearl Harbor. E talvez o mais curioso é que houve um total de três indicações compartilhadas entre o Oscar e o Framboesa de Ouro.

Ou seja, dois júris independentes decidiram que essas performances foram, paralelamente, as melhores e piores do ano: James Coco (Only When I Laugh), Amy Irving (Yentl) e Glenn Close (Era Uma Vez um Sonho).

Framboesa de Ouro 2024: Os Mercenários 4 e Exorcista - O Devoto disputam como pior filme; veja a lista de indicados

No entanto, nos 45 anos de existência do Framboesa de Ouro, apenas um filme ganhou um Framboesa de Ouro e um Oscar, embora em categorias diferentes. Em 1988, Wall Street - Poder e Cobiça foi indicado para Melhor Ator (Michael Douglas) e Pior Atriz (Daryl Hannah), e não recebeu mais indicações em nenhuma das cerimônias. Ele fez sucesso, venceu os dois e fez história à sua maneira.

Os Framboesas podem ter perdido seu poder graças à internet, já que agora todos podem dar sua opinião em aplicativos como o Letterboxd, mas, francamente, ainda é interessante ver como a subjetividade está tomando conta.

Wall Street - Poder e Cobiça
Wall Street - Poder e Cobiça
Data de lançamento 10 de dezembro de 1987 | 2h 02min
Criador(es): Oliver Stone
Com Michael Douglas, Martin Sheen, Charlie Sheen
Usuários
4,0
Assista agora no Disney +

E depois de ouvir a notícia de que Francis Ford Coppola receberia o Framboesa de Ouro por Megalópolis é um prazer ver que em um mundo tão hermético como o de Hollywood ainda há um pouco de senso de humor .

*Conteúdo Global AdoroCinema.

facebook Tweet
Links relacionados