Alfred Hitchcock dizia: "Quanto melhor o vilão, melhor será o filme." Esta citação se aplica perfeitamente à personagem de que vamos falar hoje, a infame enfermeira Ratched de Um Estranho no Ninho.
Se o filme marcou as mentes, foi certamente graças ao personagem interpretado por Jack Nicholson, Randle McMurphy. No entanto, o longa-metragem de Milos Forman não seria tão memorável sem a fria e sinistra enfermeira Mildred Ratched.
Interpretada pela saudosa Louise Fletcher, ela gerencia a unidade psiquiátrica na qual McMurphy foi internado. Fria e calculista, ela não deixa absolutamente nada ar e se certifica de que todas as suas regras sejam escrupulosamente seguidas. Seu rosto suave e olhos claros contrastam com seu caráter dominante e sua intransigência doentia.

Uma enfermeira aterrorizante 29v2g
Muito mais que uma simples enfermeira, ela obteve seu status de líder no hospital psiquiátrico Salem State Hospital graças à sua capacidade de manter a ordem diante de pacientes difíceis e instáveis. Em sua ala, é ela quem dita as regras e decide tudo, desde a istração de medicamentos até as saídas e o o à televisão.
Se um paciente ousar desafiar suas regras, ela não hesita em punir da maneira mais implacável possível, desde a simples privação de tela até eletrochoques e até mesmo a lobotomia. Com ela, é o reino do terror dentro do instituto. McMurphy, aliás, pagará o preço após assumir o papel de líder rebelde na unidade liderada pela Srta. Ratched.

Louise Fletcher interpreta esse personagem com uma força absolutamente incrível, atuando perfeitamente seu caráter áspero, inflexível e tirânico. Diante de Jack Nicholson, ela se sai brilhantemente, mantendo-se à altura da superstar que ele era na época.
Ela até consegue eclipsá-lo completamente em algumas cenas, onde ela o domina com uma terrível malícia. A enfermeira é tão assustadora e manipuladora que nos fascina e nos aterroriza ao mesmo tempo.
A personificação da tirania 3g692v
Seu rosto imível e seus pequenos sorrisos infantilizantes acabam por torná-la extremamente antipática. Ela sabota absolutamente todas as tentativas de McMurphy, que tenta fazer os pacientes saírem de suas conchas quebrando um pouco as regras estabelecidas por esta rainha maléfica da unidade psiquiátrica.
Vendo seu poder enfraquecer devido à influência de McMurphy sobre seus pacientes, ela usará todos os meios possíveis para fazê-lo voltar ao caminho certo, mesmo que isso signifique se revelar de uma crueldade abominável. A performance de Louise Fletcher como enfermeira foi tão marcante que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 1976. Jack Nicholson, por sua vez, ganharia o de Melhor Ator.

27 anos depois, a atriz obteria uma consagração definitiva. Naquele ano, em 2003, o American Film Institute revelou sua lista dos 100 maiores heróis e vilões da história do cinema. Se Hannibal Lecter está no topo da lista dos melhores vilões, a enfermeira Ratched ocupa o 5º lugar, à frente de Regan possuída em O Exorcista ou a Rainha Má de Branca de Neve.
Em uma entrevista concedida ao Independent em 2016, Louise Fletcher explicou que fez audições para Milos Forman várias vezes. Ela não era a primeira escolha do cineasta, que havia oferecido o papel a grandes nomes como Jane Fonda, Ellen Burstyn, Anne Bancroft e Angela Lansbury.
"Ele me rejeitou muitas vezes. No final de cada reunião, ele me dizia: 'Vá para casa e esqueça tudo isso, você não terá o papel.' Eu não sabia que eles estavam oferecendo a todas essas outras atrizes, que recusaram", disse a atriz.
Um grande clássico do cinema f6h60
Para recordar, Um Estranho no Ninho é adaptado do best-seller homônimo de Ken Kesey. A narrativa descreve com uma precisão quase documental os tratamentos infligidos aos pacientes nos anos 1960: medicamentos superdosados, duchas geladas, eletrochoques e até mesmo lobotomia.

Mas esse panfleto contra o funcionamento dos hospitais psiquiátricos também questiona o sentido da revolta: por que devemos resistir? Até onde podemos nos opor? Onde está a fronteira entre heroísmo e loucura? De um lado, convencida de estar fazendo o bem, a Srta. Ratched aplica as regras cegamente e infantiliza seus pacientes. Do outro, McMurphy luta para devolver-lhes a dignidade, mesmo que isso signifique desafiar as leis de um sistema repressivo e desumano.
Obra-prima absoluta dirigida por Milos Forman e produzida por ninguém menos que Michael Douglas, Um Estranho no Ninho tem seu lugar garantido no panteão dos maiores clássicos da história do cinema. Quanto a Louise Fletcher, falecida em 2022 aos 88 anos, ela permanecerá para sempre associada ao papel de sua vida, o de Srta. Ratched.
Vale notar que Sarah Paulson viveu a personagem em uma série da Netflix em 8 episódios. Como a enfermeira Ratched se tornou um monstro ao longo dos anos? Esta série tem como objetivo contar isso, um assassinato de cada vez...
*Conteúdo Global do AdoroCinema