No streaming: Este filme de ficção científica tem tantas inconsistências que irritou uma parcela de cientistas
Rafael Felizardo
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

O longa-metragem foi estrelado por Aaron Eckhart e Hilary Swank.

Não é absurdo algum afirmar que nem toda ficção científica consegue ser Interestelar. Lançado em meados de 2014, o longa-metragem de Christopher Nolan é considerado um dos títulos mais cientificamente precisos já feitos - uma característica que nem toda produção cinematográfica se dá ao capricho.

Desta forma, em 2003, o diretor Jon Amiel estreou O Núcleo - Missão ao Centro da Terra, um filme que ficou conhecido pelos absurdos contidos em seu roteiro. No elenco, grandes nomes da indústria hollywoodiana estão presentes (Aaron Eckhart, Hilary Swank, Stanley Tucci, Richard Jenkins), mas nem isso foi o suficiente para salvar a película das críticas.

Ficção científica também precisa levar tecnologia da vida real a sério: 6 filmes elogiados por serem "cientificamente corretos"

UM FILME CIENTIFICAMENTE QUESTIONADO n6z45

Na trama, repentinamente, a Terra parou de realizar seu movimento de rotação, devido a uma força ainda desconhecida que está agindo sobre o planeta. A paralisação leva a consequências desastrosas para a humanidade, já que proporciona a deterioração do magnetismo da Terra e, consequentemente, de sua atmosfera.

Para tentar resolver a crise, o geofísico Josh Keyes monta uma equipe com alguns dos mais brilhantes cientistas existentes, assumindo a missão de ir ao núcleo da Terra para reativar sua rotação.

Apesar de possuir uma premissa que, a princípio, parece divertida, O Núcleo - Missão ao Centro da Terra foi bastante criticado por uma série de especialistas. Em seu livro “SF : la science mène l'enquête”, o astrofísico Roland Lehoucq afirmou que o filme “mostra equívocos sobre as leis da física, feitos técnicos ridículos e invenções puramente científicas”, desaprovando quase todo o enredo.

A opinião de Lehoucq é compartilhada pela sismóloga Jackie Caplan-Auerbach, que durante presença ada no podcast Short Wave, da National Public Radio, colocou:

“O filme menciona corretamente que o campo magnético da Terra é gerado em seu núcleo, a camada mais profunda do planeta. Mas isso implica que o campo magnético é devido ao fato de que nosso núcleo interno está girando. Isso não é totalmente preciso. O que causa o campo magnético é essencialmente a dinâmica de fluidos do núcleo externo líquido da Terra.”

Vale ressaltar que, em 2011, o longa em questão entrou para a lista dos filmes menos realistas já feitos, de acordo com a NASA - ficando em segundo lugar, superado apenas pela obra de Roland Emmerich, 2012.

O Núcleo - Missão ao Centro da Terra
O Núcleo - Missão ao Centro da Terra
Data de lançamento 4 de abril de 2003 | 2h 14min
Criador(es): Jon Amiel
Com Aaron Eckhart, Hilary Swank, Tchéky Karyo
Usuários
3,7
Assistir em streaming

Aos interessados, O Núcleo - Missão ao Centro da Terra está disponível para aluguel e compra no Prime Video.

*Conteúdo Global AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados