Steven Spielberg é um dos diretores e produtores mais importantes da indústria cinematográfica que continua nos encantando com seu talento como cineasta.
Ao longo de sua carreira de mais de 50 anos e com 40 filmes em seu currículo, Steven Spielberg cativou gerações ao redor do mundo, mas tudo começou em 1975, com o lançamento de seu primeiro sucesso de bilheteria, Tubarão.
Sua consagração veio com seu próximo longa-metragem apenas dois anos depois: Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), uma obra-prima da ficção científica cuja influência no gênero é inegável até hoje.

No entanto, Steven Spielberg não ficou totalmente satisfeito com o resultado final de seu filme, que teve que ser finalizado um tanto apressadamente a pedido do estúdio, que queria lançá-lo para coincidir com o Natal de 1977.
"Eu estava tentando fazer com que a Columbia me deixasse terminar o filme do jeito que eu queria, mas eles estavam tendo sérios problemas financeiros em 1977 e precisavam que o filme fosse lançado até o Natal", Spielberg lembrou, no documentário The Making of Close Encounters of the Third Kind, conforme relatado pela Far Out Magazine.
Eu esperava lançá-lo no verão seguinte. Mas eles disseram: 'Você não tem que lançar no Natal porque toda a nossa empresa está contando com isso, você tem que lançar é em novembro.' Então eu não tive escolha.
O filme foi finalmente lançado em novembro e foi um grande sucesso, arrecadando mais de 300 milhões de dólares. Foi então que Spielberg sentiu que poderia tentar dar os retoques finais que o original tinha perdido.
Um ano e meio depois, ele se encontrou com os executivos da Columbia Pictures novamente e fez a proposta, mas eles tinham um pedido em troca: "Eu disse: 'Agora deixe-me terminar o filme do jeito que sempre planejei. Quero refazer algumas cenas e quero filmar mais sequências.' E então eles disseram: 'Nós lhe daremos o dinheiro… se você mostrar o interior da nave-mãe. Dê-nos algo que possamos usar para uma campanha.' Então eu fiz um acordo e fiz Richard Dreyfuss andar dentro da nave-mãe."
O filme mais especial de Steven Spielberg que levou décadas para ser feitoAssim, na versão de 1980 de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, o interior da nave é visto, algo que o cineasta acabaria se arrependendo: "Eu nunca deveria ter feito isso, porque o interior daquela nave sempre deveria ter sido um mistério."
Quase 20 anos depois, Spielberg conseguiu reverter seu erro no corte do diretor de 1998 e fazer a versão do filme que ele sempre quis, usando cortes do filme original lançado em 1977 e também da versão de 1980. E sim, ele deixou de fora a cena interna do navio.
*Conteúdo Global do AdoroCinema