Parece impossível imaginar alguém cuja infância não tenha sido marcada por alguma das aventuras cinematográficas de Steven Spielberg. Seu nome é sinônimo de blockbuster, do tipo que arrasta multidões para as salas de cinema e faz chorar o mais duro e carrasco dos corações. De Tubarão à E.T.: O Extraterrestre, Spielberg é um dos mais prolíficos cineastas de Hollywood e, graças aos seus sucessos de bilheteria, bateu mais um recorde esse ano.
A Revista Forbes recentemente divulgou a sua lista anual atualizada de pessoas mais ricas do mundo. Dentro da categoria de grandes celebridades abastadas, Steven Spielberg está em primeiro lugar, com uma fortuna estimada de 5,3 bilhões de dólares. Logo atrás, em segundo lugar, está um parceiro de Spielberg, George Lucas, com uma riqueza acumulada de 5,1 bilhões.

Há 30 anos, em 1994, Steven Spielberg aparecia pela primeira vez no tradicional ranking da Forbes. O diretor enriqueceu predominantemente por sua atuação na indústria cinematográfica americana, produzindo alguns dos mais famosos filmes do século XX. Além dos lucros decorrentes de seus longas antigos e recentes, o diretor recebe uma porcentagem das vendas de ingressos dos parques temáticos da Universal Studios.
Apesar de acumular um patrimônio material (e criativo) de dez dígitos, Spielberg, de acordo com a Forbes, já doou apenas um pequena parcela de sua herança para causas sociais e caridades, estando na categoria de número 2 (de 5) na pontuação de filantropia organizada pela revista.
“Muito difícil”: Steven Spielberg tinha certeza de que ninguém queria ver sua obra-prima de guerraVencedor de três estatuetas do Oscar, duas delas por A Lista de Schindler e uma por O Resgate do Soldado Ryan, Spielberg começou sua carreira ainda na adolescência fazendo curtas. Mais tarde, na década de 70, estabeleceu-se como um fenômeno de Hollywood com produções majoritariamente de aventura, ficção científica e fantasia, como Jurassic Park, Indiana Jones e Contatos Imediatos do Terceiro Grau.
Para os que já anseiam por um novo título do diretor, Spielberg já possui um projeto em produção e com previsão de estreia para 2026. Sem sinopse ou detalhes da história, o longa, porém, foi definido recentemente pelo chefe de distribuições do estúdio Jim Orr, como moderno, propulsivo e com uma reviravolta de outro mundo.

Alguns filmes do diretor americano estão disponíveis no streaming, como Tubarão e A Lista de Schindler na Prime Video; Jurassic Park, Jogador Nº 1 e A Cor Púrpura na Max; e Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida na Paramount+.