Aquaman nunca foi o personagem mais popular entre os fãs da DC Comics, mas é uma realidade que o filme dedicado ao super-herói marinho, no qual Jason Momoa interpretou Arthur Curry, foi um autêntico sucesso em sua agem pelos cinemas. Lançado em dezembro de 2018 sob a direção de James Wan e coestrelado, além de Momoa, por Amber Heard, Willem Dafoe, Patrick Wilson e Nicole Kidman, entre outros, Aquaman arrecadou mais de 1 bilhão de dólares, o filme de maior bilheteria da história da DC.
Após a boa recepção de Aquaman, os planos para uma sequência não demoraram muito para serem iniciados, embora finalmente a produção do filme acabou sendo afetada por diversos atrasos. Uma vez filmado, tiveram que regravar algumas cenas e a presença de alguns atores foi reduzida, mas Aquaman 2: O Reino Perdido ficou pronto para seu lançamento em dezembro de 2023, exatamente 5 anos depois.
Aquaman 2 também foi dirigido por Wan e protagonizado por Momoa, mas não conseguiu replicar o sucesso de seu antecessor. Finalmente o filme arrecadou 439 milhões de dólares, que é bem mais do que haviam arrecadado alguns dos filmes do Universo Cinematográfico da DC imediatamente anteriores, mas ficou muito longe do primeiro filme.

Além disso, o longa-metragem havia custado muito mais dinheiro, 215 milhões de dólares, e a recepção por parte da crítica foi categórica em dizer que não era um bom filme. Uma forma pouco lisonjeira - tem 33% de críticas favoráveis segundo o Rotten Tomatoes - para se despedir de uma era na franquia antes que James Gunn e Peter Safran assumissem o comando para reformular tudo.
No entanto, embora O Reino Perdido não tenha funcionado muito bem, o filme foi recebido de braços abertos em sua recente chegada ao catálogo da Netflix em diversos países, onde rapidamente se apoderou do segundo lugar entre os mais populares. No Brasil, o filme continua disponível no streaming Max e Claro tv+.

Nesta segunda parte dedicada ao herói da DC, Black Manta (Yahya Abdul-Mateen II) continua lambendo suas feridas depois de sua primeira tentativa de matar Aquaman (Momoa). No entanto, esta parece ter sido apenas uma batalha perdida em uma guerra muito maior, porque Black Manta ainda está obcecado em vingar a morte de seu pai e desta vez está seguro de que pode derrotar Aquaman. Com o misterioso tridente negro em sua mão, possui um poder incrível e Aquaman também está ciente disso. Para poder enfrentar Black Manta, o protagonista entra em contato novamente com o antigo rei de Atlantis, seu irmão Orm (Patrick Wilson), com quem deve superar suas diferenças rapidamente para trabalhar em equipe e assim poder proteger os habitantes do Reino.