A agem do tempo é bastante implacável com muitos vencedores do Oscar de Melhor Filme. A década de oitenta é um período particularmente árido para quem quer assumir a missão de rever os grandes vencedores, com muitas propostas insossas e excessivamente rígidas.
Há uma exceção incrivelmente notável daquele período: Amadeus não só se manteve maravilhosamente bem ao longo de suas quatro décadas de existência, como também parece ainda mais moderno e ousado do que a maioria dos filmes biográficos lançados com pretensões ao Oscar, pelo menos pela atuação.
Uma cinebiografia de primeira linha 4l2d4x
Amadeus não parece esse tipo de filme, já que não tem um elenco repleto de estrelas – embora F. Murray Abraham e Tom Hulce sejam claramente incríveis. E não é pouca coisa, porque Miloš Forman propõe uma obra ambiciosa onde rivalidade e criatividade entram em conflito.

Poderia ser uma prévia da tendência dos filmes biográficos musicais, porque embora Mozart não seja uma estrela contemporânea, ele é uma figura pop imortal, mas nenhum filme do gênero tirou lições dele. Na verdade, podemos ver seu legado mais em peças de época com tons irreverentes, como A Favorita , de Yorgos Lanthimos, que ajudam esse clássico a se manter muito vivo.
Mas há algo ainda mais especial que torna a obra alucinante. Não apenas o fato de ser um filme que pega eventos reais e decide colocá-los em perspectiva, com um narrador que pode ser considerado pouco confiável, mas é honesto sobre como ele percebeu a história. Wolfgang Amadeus é atormentado por uma existência cheia de altos e baixos, com seu talento avassalador e sua tumultuada vida pessoal em constante conflito, e para nos contar sobre isso está um de seus maiores rivais, Antonio Salieri.
Amadeus e sua relação com a criatividade 1w2j55
O mais interessante é como ele acaba complicando a vontade de derrubar seu inimigo. O destino de Mozart é guiado por ele, mas Amadeus sugere como tudo teria acontecido sem sua ajuda. As rígidas exigências da corte e dos conselheiros do rei, as percepções limitadas da arte de todos aqueles que eventualmente se tornam seu público e as dificuldades financeiras são obstáculos constantes em seu caminho que o levam à queda, para o deleite de Salieri no início. Inicialmente vemos como ele é torturado pelo fato de que o Deus em que ele acredita decidiu não apenas não lhe dar o talento máximo que ele tanto deseja, mas o colocou em uma criatura que ele considera irritante e inferior.

Mas, apesar de toda a tortura que isso lhe causou na época, é incomparável ao tormento que o velho Salieri teve que sofrer em seus últimos dias. Amadeus não apenas aborda sua frustração por ter que estar em contato constante com uma maestria inatingível, mas também o infortúnio de ser o único verdadeiramente capaz de apreciá-la. Do rei à própria esposa de Mozart, eles não parecem particularmente importantes em uma obra que perdurou por gerações e continua sendo uma coleção de obras musicais e narrativas impressionantes, mas Salieri está ciente da grandeza dessas composições.
Mesmo que ele tente se redimir ajudando o inimigo a terminar sua última grande obra, a participação na condenação dele ao ostracismo é uma cruz que ele tem que carregar. É uma ideia fabulosa que poucos filmes conseguem concretizar, muito menos um com potencial tão grande para ganhar o Oscar.

Amadeus está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.