É possível uma atriz iniciante começar com um filme Lassie e logo em seguida interpretar um híbrido alienígena mortal em um filme de terror sci-fi - e realmente decolar? No caso de Michelle Williams, a resposta é: Sim.
A futura candidata ao Oscar começou sua carreira aos doze anos. Primeiros papéis em séries como Home Improvement e Baywatch se seguiram. Em 1994, ela interpretou um pequeno papel coadjuvante no filme familiar Lassie, mas o próximo o foi bem mais sombrio: A Experiência (1995), um terror sci-fi com tons eróticos, onde ela interpretou a versão jovem da criatura alienígena Sil.

Caçada a uma alienígena em busca de acasalamento: A Experiência 4j5r6r
Dirigido por Roger Donaldson (O Inferno de Dante), o design icônico da criatura veio de H.R. Giger, o criador do lendário Alien, o 8º ageiro (1979). O filme chamou atenção principalmente por dois aspectos: o design estético e ameaçador da mortal Sil - e a interpretação sensual pela estreante modelo Natasha Henstridge (Fantasmas de Marte), que como a Sil adulta se tornou um símbolo sexual nos anos 90.
A história: em um laboratório secreto, DNA humano é combinado com material genético alienígena. O resultado: Sil - bonita, inteligente, mortal. Quando ela cresce inesperadamente rápido e foge, começa uma caçada implacável. Seu objetivo: reprodução. Seu caminho: sangrento. Uma equipe de elite de cientistas e militares - incluindo Ben Kingsley, Forest Whitaker e Michael Madsen - tenta parar a criatura antes que ela possa se reproduzir.
Michelle Williams aparece brevemente como a jovem Sil, mas sua interpretação deixa uma impressão duradoura. Diferentemente de Henstridge, o foco com ela estava claramente na atuação - e de fato ela consegue despertar empatia no público. Uma performance notável que já cedo lhe trouxe certo reconhecimento.

A Experiência foi um sucesso total nas bilheterias: mais de 113 milhões de dólares mundialmente com um orçamento de cerca de 35 milhões. Os críticos, por outro lado, foram mais reservados. Mesmo assim, a mistura de sci-fi, terror e erotismo rapidamente se tornou cult.
Duas carreiras começaram com A Experiência - apenas uma foi bem-sucedida! 6d4u6u
Para Natasha Henstridge, continuou sendo o maior sucesso de sua carreira. Embora ela tenha retornado para várias sequências, posteriormente desapareceu cada vez mais dos holofotes. Michelle Williams, por outro lado, seguiu um caminho diferente - e mais duradouro.
Após mais papéis no gênero, como em Halloween H20 (1998), ela alcançou o sucesso com a série Dawson's Creek. Como a rebelde Jen, ela apareceu em 128 episódios de 1998 a 2013 - uma base sólida para os anos seguintes.

Seguiram-se filmes aclamados como O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Namorados para Sempre (2010) e Manchester à Beira-Mar (2016), pelos quais foi várias vezes indicada ao Oscar. Ela também teve sucesso em blockbusters - incluindo O Rei do Show (2017) e Venom (2018). Atualmente, Williams pode ser vista na minissérie Morrendo por Sexo, que você pode assistir exclusivamente no Disney+.