10 anos depois de trabalhar com a Disney, Scarlett Johansson os denunciou: “Fiquei triste e decepcionada”
Iris Dias
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

A despedida da atriz como Natasha Romanoff/Viúva Negra na Marvel foi marcada pela ação legal que ela moveu contra o estúdio.

O relacionamento de Scarlett Johansson com a Disney foi muito próximo por uma década. A atriz estreou como Natasha Romanoff/Viúva Negra em Homem de Ferro 2 (2010) e esse foi só o começo da espiã russa no Universo Cinematográfico Marvel.

No entanto, o fim de sua carreira como heroína foi marcado por um processo judicial. Aquele que Johansson deu ao dono do Mickey na estreia de Viúva Negra (2021), prequela solo da personagem e sua despedida final do MCU.

Marvel Studios

Viúva Negra, o filme que deveria dar início à Fase 4 da Marvel, teve seu lançamento adiado devido à pandemia do coronavírus e o estúdio acabou optando por um lançamento simultâneo entre as telonas e no Disney+ via Access , ou seja, você tinha que pagar um valor monetário para assistir Viúva Negra na plataforma.

A equipe de Johansson vem pressionando o estúdio para honrar os milhões de dólares em indenização que a atriz abriu mão com o lançamento do filme no Disney+. O contrato foi quebrado, pois estipulava que Viúva Negra seria lançado exclusivamente nos cinemas.

Bob Chapek, presidente-executivo da Disney na época, gabou-se de que o filme havia gerado mais de 60 milhões de dólares na plataforma. A atriz, é claro, não viu esses benefícios, já que os que ela recebeu foram baseados apenas na bilheteria do filme.

Viúva Negra
Viúva Negra
Data de lançamento 1 de maio de 2021 | 2h 14min
Criador(es): Cate Shortland
Com Scarlett Johansson, Florence Pugh, Rachel Weisz
Usuários
3,8
Adorocinema
3,5
Assista agora no Disney +

As coisas ficaram feias e houve uma briga por causa de comunicados de imprensa entre Johansson e o estúdio. Este último criticou duramente a atriz por sua "indiferença cruel aos efeitos globais horríveis e prolongados da pandemia da COVID-19".

Ele também revelou que Johansson havia recebido inicialmente 20 milhões de dólares. O duelo terminou dois meses depois: eles chegaram a um acordo. Embora não tenha sido revelado muito, a especulação é que a Disney pagou para a atriz mais de 40 milhões de dólares.

Mais tarde, descobriu-se que Johansson estava nos estágios finais da gravidez de seu segundo filho, Cosmo, quando ela entrou com o processo explosivo contra o estúdio e o acordo entre Johansson e Disney surgiu depois do nascimento de seu filho, foi o que ela contou em uma entrevista para Variety em 2023.

Fiquei triste e decepcionada, mas principalmente triste. [...] Foi um momento surreal, porque estávamos isolados [...]. Além disso, eu estava grávida, o que, estranhamente, foi um momento incrível. De repente, toda a minha atenção está voltada para este milagre da vida. Tive a distração mais maravilhosa do mundo e, logo depois, um bebê lindo.

O processo de Scarlett Johansson abriu um precedente n1s2y

O processo de Johansson e sua vitória são mais importantes do que parecem. Na história de Hollywood, pouquíssimos atores venceram batalhas judiciais contra um estúdio. Na maioria dos casos, eram homens. Olivia de Havilland e Elizabeth Taylor foram as exceções.

Johansson se tornou a primeira estrela de alto nível a enfrentar um gigante na era do streaming. O processo dela abriu um precedente, especialmente para os funcionários que viram as empresas se aproveitando da pandemia para pressioná-los. O que Johansson fez também foi uma prévia da Greve dos Roteiristas do Writers Guild of America (WGA), que ocorreu de maio a setembro de 2023.

Marvel Studios

Viúva Negra foi a despedida de Johansson de sua década na Marvel após nove filmes: Homem de Ferro 2, Vingadores (2012), Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Viúva Negra. A atriz continua ligada à franquia, mas em outro papel por trás das câmeras: ela também é produtora de Thunderbolts * (2025).

facebook Tweet
Links relacionados