O tarifaço de Donald Trump está prestes a se expandir por Hollywood. Na última semana, o presidente dos Estados Unidos anunciou, no último domingo (4), que autorizou o Representante Comercial dos EUA e o Departamento de Comércio a iniciar medidas para impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos no exterior. No entanto, tem uma franquia adorada que não será atingida.
Em recente coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos disse que os filmes de James Bond não serão taxados no tarifaço de filmes estrangeiros. Vale lembrar que a franquia 007 é frequentemente filmada na Inglaterra, no famoso Pinewood Studios.

"Como vocês sabem, estamos aplicando tarifas sobre… filmes, os cineastas", disse Trump quando questionado pelo The London Times em uma coletiva de imprensa sobre o plano tarifário. "E vamos aplicar algumas tarifas para obtê-los, porque muitos deles deixaram este país. Todos moram aqui, o dinheiro vem daqui, tudo vem daqui, mas eles os produzem em outros países. Então, faremos algo para trazê-los de volta, talvez em grande parte."
De acordo com Trump, o falecido Sean Connery, que liderou a franquia como James Bond por 15 anos entre 1962 e 1983, é o motivo pelo qual a saga será isenta das tarifas.
James Bond não tem nada com que se preocupar, isso eu posso garantir. E você sabe, Sean Connery era um amigo meu. Sean Connery foi o responsável por eu conseguir o zoneamento em Aberdeen. Ele disse: ‘Deixe o cara construir os campos de golfe dele’. Eu já estava no processo havia uns quatro anos, e era impossível em Aberdeen… Ele era um cara legal.
Em meio à confusão sobre o anúncio de Trump, a Casa Branca emitiu um comunicado dizendo que "nenhuma decisão final" foi tomada ainda sobre o assunto. Um porta-voz ainda acrescentou: "O governo está explorando todas as opções para cumprir a diretriz do presidente Trump de salvaguardar a segurança nacional e econômica do nosso país, ao mesmo tempo em que torna Hollywood grande novamente".