Não é só Johnny Depp que dá dor de cabeça: Esses 3 erros quase destruíram a franquia Piratas do Caribe
Maria Santos
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

Uma das franquias mais lucrativas da Disney, Piratas do Caribe possui alguns furos de roteiro que nem mesmo o fã menos atento consegue ignorar.

Um dos maiores fenômenos para o estúdio da Disney, Piratas do Caribe se tornou um marco do cinema de aventura nos anos 2000. A saga acompanha as jornadas do excêntrico Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) , da destemida Elizabeth Swann (Keira Knightley) e do herói Will Turner (Orlando Bloom), conquistando o público e arrecadando mais de US$ 4,5 bilhões em bilheteria com seus cinco filmes, lançados entre 2003 e 2017.

No entanto, a produção enfrentou diversos obstáculos - especialmente após o terceiro filme, quando a equipe criativa original deixou o projeto. Entre os desafios estavam: conflitos criativos com o elenco, em especial com Johnny Depp, que não só se tornou o rosto da franquia como também ou a imprimir sua própria visão do personagem.

Piratas do Caribe ganhou prelúdio pelo diretor de um dos melhores filmes de ficção científica do século 21 - mas quase ninguém viu!

As frequentes trocas na equipe técnica e roteiros que, ao contrário de outras franquias consolidadas da época (como Harry Potter), precisavam ser desenvolvidos do zero - fator que certamente impactou na coesão narrativa dos filmes seguintes.

Não à toa, Navegando em Águas Misteriosas e A Vingança de Salazar tiveram recepção mista, comparados à trilogia original. Para uma saga que abrange mais de uma década, com diretores, roteiristas e atores diferentes, Piratas do Caribe até se sustenta bem.

Mas tantas mudanças deixaram falhas na trama capazes de irritar até o pirata mais paciente. Da maldição de Davy Jones às inconsistências na libertação de Salazar, alguns detalhes fazem você questionar como a franquia ainda conseguiu se manter relevante.

A maldição (in)consistente do Pérola Negra 3e2a1u

Disney+

Logo no primeiro filme, A Maldição do Pérola Negra, surgem furos difíceis de ignorar. Por exemplo: tanto o Capitão Barbossa (Geoffrey Rush) quanto Jack sofrem ferimentos graves que não os afetam devido à maldição. Porém, quando ela é quebrada, Barbossa “morre” pelos ferimentos acumulados... e Jack sai ileso? Barbossa leva um tiro antes de as moedas serem reunidas, sugerindo que os ferimentos persistem por um tempo. Então, por que Jack, que foi esfaqueado várias vezes, não morreu também?

Salazar e o mistério do nome "Jack Sparrow" 5q1p2g

Disney+

Salazar (Javier Bardem) nunca ouviu o nome do protagonista, mas mesmo assim o chama de "Jack, o Pardal" — supostamente porque o viram em um ninho de corvos "parecendo um pardal". Mas como saberiam que seu primeiro nome era Jack? E mais: qual é a verdadeira origem da bússola mágica?

Em O Baú da Morte, Tia Dalma (Naomie Harris) afirma ter negociado o objeto com Jack. Já em A Vingança de Salazar, dizem que ele a recebeu de seu capitão anterior, com a ordem de "não traí-la". Para piorar, Jack a entrega inúmeras vezes (inclusive por uma garrafa de rum!), mas só nessa ocasião liberta Salazar do Triângulo do Diabo. Qual a conexão entre a bússola e o vilão? O roteiro nunca explicou.

Will Turner e a maldição quebrada (mas não tanto) 1g3j3v

Disney+

O Tridente de Poseidon supostamente quebra todas as maldições do mar — incluindo a do Holandês Voador. Se isso é verdade, por que Will Turner não morre quando o encanto se desfaz? Afinal, seu coração ainda está no baú, e, sem a maldição, ele não deveria sobreviver sem ele, certo?

Para piorar, no quinto filme, o herói aparece coberto de cracas — algo que, sabemos, só acontece quando o capitão negligencia seu dever. Mas, se a maldição já tinha sido suspensa e a tripulação voltou à forma humana... como isso faz sentido? Será que Will descumpriu suas obrigações ou os roteiristas simplesmente esqueceram desse detalhe?

Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
Data de lançamento 4 de julho de 2003 | 2h 23min
Criador(es): Gore Verbinski
Com Johnny Depp, Geoffrey Rush, Keira Knightley
Usuários
4,5
Assista agora no Disney +

Quer revisitar os filmes para caçar mais furos? A franquia Piratas do Caribe está disponível no Disney+.

facebook Tweet
Links relacionados