Disponível para assistir online: Uma obra-prima do cinema de guerra com 160 minutos
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

A ambiciosa epopeia de guerra A Ponte do Rio Kwai é uma obra excepcional em seu gênero, com imagens poderosas e emocionantes.

A ambiciosa epopeia de guerra A Ponte do Rio Kwai ganhou impressionantes sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, e foi também um enorme sucesso de público: nas bilheterias, a adaptação do romance baseada livremente em eventos reais arrecadou mais de dez vezes seu orçamento.

Caso você queira recuperar esta epopeia popular ou revê-la, agora é o momento ideal. A Ponte do Rio Kwai está disponível para streaming no Telecine, mas você também encontra para aluguel ou compra digital nos serviços Apple TV, Amazon Prime Video, Claro video e Microsoft.

A Ponte do Rio Kwai
A Ponte do Rio Kwai
Data de lançamento 23 de dezembro de 1957 | 2h 41min
Criador(es): David Lean
Com Alec Guinness, William Holden, Jack Hawkins
Usuários
4,1
alugar ou comprar

A Ponte do Rio Kwai: Esforço gigantesco, grande recompensa 374q6c

Início de 1943 em um campo de prisioneiros de guerra em Burma: o coronel japonês Saito (Sessue Hayakawa) força o comandante britânico Coronel Nicholson (Alec Guinness) e seus homens a construírem uma ponte ferroviária sobre o Rio Kwai. Devido à sua enorme vontade de sobreviver, Nicholson não se deixa abater pelo tratamento brutal de seus torturadores e inspira os outros prisioneiros a verem a ponte como um símbolo de resistência. Enquanto isso, um grupo de comandos britânicos (William Holden, Jack Hawkins e Geoffrey Horne) recebe a ordem de destruir esta artéria estratégica do inimigo...

O filme foi dirigido por David Lean, um verdadeiro especialista em epopeias igualmente expansivas, visualmente impressionantes e envolventes: após A Ponte do Rio Kwai, Lean dirigiu, entre outros, o clássico de aventura Lawrence da Arábia e o grandioso sucesso Doutor Jivago. E como em seus sucessos posteriores, Lean investiu um esforço gigantesco na adaptação do romance de Pierre Boulle, que mescla fato e ficção.

Horizon Pictures / Columbia Pictures Corporation

Apenas para construir a ponte titular no local de filmagem, no então Ceilão (hoje: Sri Lanka), foi necessária a força de trabalho de 1000 pessoas e 35 elefantes. A ponte concluída era composta por 1200 bambus, tinha 35 metros de altura e 130 metros de comprimento. No final das filmagens, ela foi explodida de forma controlada – na presença do então primeiro-ministro do Ceilão e diversos outros representantes políticos.

No entanto, a equipe precisou de duas tentativas para a explosão: na primeira tentativa, um cinegrafista não conseguiu sair do raio calculado da explosão. Felizmente, Lean percebeu isso a tempo, então a explosão foi interrompida e realizada sem problemas na manhã seguinte.

A Biblioteca do Congresso dos EUA escolheu a epopeia como um dos filmes que devem ser preservados para a posteridade, e o American Film Institute a nomeou em 1998 como uma das 100 melhores produções americanas da história do cinema.

facebook Tweet
Links relacionados