Depois de começar como modelo, Taylor Kitsch ficou conhecido do grande público através da popular série da NBC, Friday Night Lights, onde interpretou o jovem jogador de futebol Tim Riggins durante cinco temporadas, um personagem que se tornou favorito dos fãs.
Após uma aparição em X-Men Origins: Wolverine como Gambit, e no drama Repórteres de Guerra de 2010, Taylor Kitsch era um dos jovens atores prestes a se tornar uma estrela: isso é o que dizia The Hollywood Reporter na época. A estrela em ascensão não tinha outra escolha senão progredir. Pelo menos, até aceitar o papel principal em um blockbuster da Disney baseado em um famoso romance de ficção científica. Na época, deve ter parecido óbvio para Kitsch, mas no final, o lançamento desastroso do filme encerrou sua ascensão à fama.

O filme da Disney que estragou tudo 636r3i
Foi o retumbante fracasso de John Carter - Entre Dois Mundos, lançado em 2012, que acabou com as esperanças do jovem ator de se tornar uma estrela do cinema.
Inspirado no romance clássico de 1917 "Uma Princesa de Marte", do autor americano Edgar Rice Burroughs (o criador de Tarzan), o filme John Carter, dirigido por Andrew Stanton, ex-gênio da Pixar ainda aureolado pelo sucesso de seu sublime Wall-E, escalou Taylor Kitsch no papel principal. No longa, Carter, um veterano da Guerra Civil do século XIX, é acidentalmente transportado para o moribundo planeta vermelho, Marte. Capturado por Tharks, um alienígena de quatro braços, o ex-soldado traumatizado logo se vê mergulhado em uma guerra milenar entre duas civilizações marcianas em conflito.

Seja por causa de uma campanha de marketing medíocre ou falta de interesse no roteiro, John Carter arrecadou apenas 284 milhões de dólares mundialmente – dos quais apenas 73 em solo americano –, contra um orçamento colossal estimado entre 250 e 307 milhões de dólares. O filme então se tornou um dos maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos, e um dos maiores fiascos da Disney, com perdas estimadas em cerca de 200 milhões de dólares (ajustados à inflação, fala-se em mais de 270 milhões de dólares hoje). Este verdadeiro fiasco levou até à renúncia do CEO da Disney na época, Rich Ross.
"Durante os últimos 15 anos, tive a sorte de trabalhar com pessoas incrivelmente talentosas para a marca mais amada do mundo. Não acho que o papel de presidente seja mais o papel profissional adequado para mim. Por esta razão, tomei a difícil decisão de renunciar ao meu cargo de presidente dos Estúdios Walt Disney, com efeito a partir de hoje", escreveu ele em um e-mail enviado aos funcionários, 15 dias após o lançamento do filme.

Um segundo fracasso e depois a redenção 1b1c4a
Entretanto, John Carter não foi o único problema, outro desastre atingiu a carreira do ator no mesmo ano: o naufrágio (quase literal) de Battleship - A Batalha dos Mares de Peter Berg. Com seu orçamento colossal de mais de 200 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 303 milhões de dólares. O breve status de estrela de Taylor Kitsch, portanto, chegou ao fim.
No entanto, o ator posteriormente se recuperou graças à televisão, interpretando brilhantemente o oficial Paul Woodrugh na temporada 2 da aclamada True Detective da HBO. Depois brilhou na minissérie Waco em 2018, interpretando o guru David Koresh, líder da seita dos Davidians. Também foi visto na série Netflix Sombras da Guerra. Agora vinculado à plataforma, atualmente pode ser visto em Terra Indomável, a série western que fez barulho na Netflix!

Desde o fracasso de John Carter, Taylor Kitsch se manifestou sobre o assunto, relativizando sua experiência, acreditando na redenção do projeto, especialmente graças ao streaming.
"As pessoas me param o tempo todo por causa disso. Acho que as pessoas que o assistem agora pela primeira vez podem tirar muito mais proveito do que no início... honestamente, não vejo isso como um fracasso", confidenciou ao The Hollywood Reporter, 7 anos após o lançamento do filme. Parece que o tempo cura todas as feridas.
Você pode atualmente assistir John Carter no Disney+.