Após mais de 30 anos, esta saga de ficção científica deve ser preservada do esquecimento: O diretor do filme original não quer retornar de jeito nenhum
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Em 2023, foi anunciado que o Amazon Prime Video está trabalhando em um reboot de Stargate.

Antes de ensaiar várias vezes a destruição da Terra em grande estilo, o criador de O Dia Depois de Amanhã e 2012, Roland Emmerich, fez seu nome entre os fãs de ficção científica com filmes como Soldado Universal ou Stargate - A Chave para o Futuro da Humanidade.

Este último não foi apenas um grande sucesso de bilheteria em 1994. Ele também deu início a uma das maiores sagas de ficção científica da história da televisão: três anos depois que o Coronel Jonathan "Jack" O'Neil (Kurt Russell) e Dr. Daniel Jackson (James Spader) viajaram pela primeira vez no cinema através do portal espacial encontrado no Egito, Stargate SG-1 estreou nas telas de TV - alcançando impressionantes 10 temporadas.

Carolco Pictures / StudioCanal / Centropolis Entertainment / Journal Film
Stargate SG-1
Stargate SG-1
Data de lançamento 1997-07-27
Séries : Stargate SG-1
Com Ben Browder, Michael Shanks (I), Amanda Tapping
Usuários
4,0
Assista agora em MGM

Com Stargate Atlantis e Stargate Universe, mais séries sobre o misterioso portal estelar foram adicionadas ao longo dos anos, além de uma série animada e dois filmes direto para DVD. Apenas nas telonas Stargate está ausente há 31 anos - o que é bastante incomum, considerando que a franquia começou no cinema e desde então conseguiu reunir uma grande base de fãs.

Existem várias razões para isso. Por um lado, a situação dos direitos é muito complicada há algum tempo. Por outro lado, Emmerich perdeu o interesse em continuar seu blockbuster de ficção científica - assim, ele deixou inequivocamente claro para o JoBlo que não está a bordo do reboot atualmente planejado pelo Amazon Prime Video:

Roland Emmerich sobre o reboot de "Stargate": "Não quero fazer isso" h3f17

"O problema é que com Stargate a questão da propriedade intelectual é muito complicada. Muitas pessoas possuem os direitos, o que torna muito difícil colocar [um novo filme] de pé. [...] Não quero fazer isso, realmente não quero fazer isso. Desisti. Então, se Stargate algum dia voltar às telas, será com uma nova direção".

Há onze anos, no entanto, quase aconteceu: Emmerich e Dean Devlin, o co-autor do filme original, anunciaram uma nova trilogia Stargate para o cinema. Mas Devlin duvidou do projeto e saiu após alguns meses, sendo seguido por Emmerich.

O último sinal de vida da série até agora é a websérie pouco bem-sucedida Stargate Origins, que foi exibida em 2018 inicialmente exclusivamente na plataforma de streaming Stargate Command da MGM, criada especialmente para a franquia (e desde então descontinuada). Ainda não se sabe em que forma o reboot anunciado em 2023 irá aparecer.

facebook Tweet
Links relacionados