Já vimos Tom Cruise fazendo as maiores loucuras no cinema, principalmente nas cenas de ação dos filmes de Missão Impossível. Mas um dos momentos mais impressionantes da sua carreira não faz parte, na verdade, está em Vanilla Sky (2001).
Em determinado momento de Vanilla Sky, o protagonista David Aames, interpretado por Tom Cruise, chega em uma Times Square completamente vazia, sem nenhuma pessoa.
Para que isso fosse possível, a equipe de Vanilla Sky teve que desembolsar US$ 1 milhão – uma das cenas mais caras do cinema – em um acordo com a prefeitura e a polícia de Nova York para bloquear a Times Square por três horas de filmagens.
O resultado você pode ver no vídeo abaixo na cena de Vanilla Sky:
O diretor Cameron Crowe revelou à Vulture como a cena foi gravada:
Ensaiávamos todas as noites, durante semanas. Sabíamos que a tomada colocaria Tom Cruise naquele universo vazio da Times Square; tínhamos uma tomada linda e fluida. amos semanas trabalhando nela, e o dia chegou. Tínhamos [a Times Square] por três horas em uma manhã de domingo. Chegamos lá, ainda estava escuro. Todo mundo estava com a adrenalina a mil. E eu pensei: 'Ok, você está pronto? Porque só temos esse tempo, e temos que conseguir!'
"Foi tão assustador, porque lá no fundo, quando o sol nasceu, dava para ver algumas barricadas que tinham sido erguidas, mas foi um trabalho incrível da Prefeitura de Nova York. Estava vazio quase até onde a vista alcançava. Inacreditável. Então, preparamos a cena e o Cruise estava pronto para começar, e fizemos, e ficou muito bom. E fizemos de novo, e ficou ótimo. Fizemos sete tomadas e começamos a nos olhar, tipo: 'O que fazemos agora? Vamos fazer mais uma ou duas, para ter certeza de que conseguimos'", relembra Crowe.
Tom Cruise decidiu que eles iriam filmar sua corrida pela Times Square. "Tínhamos mais ou menos uma hora e 15 minutos restantes, então o Tom simplesmente correu. E foi lindo... Conseguimos até fazer isso cedo, e te digo, foi uma contagem de 15 antes que todo o trânsito e as pessoas voltassem para a Times Square. Foi impressionante. Foi como se o que fizemos nunca tivesse acontecido. Nós todos nos dispersamos, e eu lembro de pegar um táxi e o motorista me dizer: 'Sabe, eles esvaziaram a Times Square para o Tom Cruise'".

Em Vanilla Sky são narrados em flashback fatos angustiantes da vida de David Aames (Tom Cruise), um jovem empresário dono de um império editorial. Ele tem sua vida modificada quando conhece Sofia Serrano (Penélope Cruz) e se apaixona. Esse relacionamento desperta ciúmes em Julie Gianni (Cameron Diaz), que deseja mais que uma amizade colorida com David. Um dia, após sair da casa de Sofia, ele encontra Julie que, em um ímpeto de loucura, lança o carro por cima de um viaduto. Ela não resiste ao impacto e morre. David sobrevive, mas fica com o rosto desfigurado e entra em coma por três semanas. Ao se ver, ele fica traumatizado e oferece qualquer quantia para reconstruírem seu rosto. Repentinamente, realidade e fantasia se confundem de forma assustadora.