Com seu estilo inconfundível e elenco recheado de astros do cinema, Wes Anderson está de volta aos cinemas. Seu próximo longa, O Esquema Fenício, acaba de estrear no Festival de Cannes pronto para competir pela Palma de Ouro – com outros grandes títulos, como o faroeste de Ari Aster, Eddington, o drama intimista de Joachim Trier, Sentimental Value, e o thriller histórico de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto.
Numa trama de espionagem, os tons pastéis, a câmera simétrica e o humor característico do diretor americano acompanham a história de um rico empresário chamado Zsa-zsa Korda (Benicio Del Toro) e o império familiar que criou no mundo dos negócios europeu nos anos 50.
Quando ele alista sua única filha Liesl (Mia Threapleton) para tomar conta da companhia e de suas complicadas transações comerciais, a relação conturbada dos dois é colocada à prova enquanto ambos viram alvo de magnatas corruptos, terroristas estrangeiros e esquemas de assassinato.
No streaming: De Scarlett Johansson a Tom Hanks, esta ficção científica está repleta de estrelas de HollywoodAntes de Benicio Del Toro entrar para a lista de marcantes patriarcas na filmografia de Wes Anderson, Gene Hackman esteve na vanguarda desse papel com o icônico Royal Tenenbaum de Os Excêntricos Tenenbaums. Destaque do filme de Anderson, Hackman, porém, não foi muito feliz durante as gravações, relembra o diretor e roteirista numa entrevista para o jornal The Times.
“Gene estava muito incomodado com o dinheiro”, comentou Anderson sobre a reação do astro com o pequeno e fixo salário oferecido para o elenco. “Ele estava furioso. Além disso, ele não queria fazer o filme de qualquer maneira. Eu o convenci a fazer – insisti e não deixei ar”
O diretor e roteirista explicou que ele adotou esse modelo de pagamento igualitário e fixo para todos os integrantes do elenco em seu primeiro longa, Três é Demais, depois que Bill Murray ofereceu ganhar a mesma coisa que o então novato ator Jason Schwartzman. Anderson, então, tentou emplacar esse mesmo contrato com o estúdio para seu próximo filme, que veio a ser Os Excêntricos Tenenbaums.

Hackman foi o único da equipe – que também envolveu Gwyneth Paltrow, Luke Wilson, Owen Wilson, Ben Stiller, entre outros – que protestou essa cláusula. "Todo mundo disse sim ao salário, então Gene simplesmente seguiu em frente – e isso se tornou o nosso modus operandi", declarou.
“Acho que, talvez, quando ele finalmente aceitou o fato de que teria que fazer o filme, ele teve que fazer valer a pena de alguma forma”, disse ainda Anderson. “Ele nos deu o seu melhor. Por aquela quantidade pequena de dinheiro, eu sinto que ele nos deu o seu máximo”
Apesar da dedicação de Hackman com o trabalho e o papel, Anderson ainda explicou que após a produção terminar, nenhum dos dois manteve contato. “Nem uma palavra. Na verdade, ele saiu sem se despedir. Ele estava mal-humorado – tivemos atrito. Ele não gostou. Eu provavelmente era muito jovem e estava irritando-o”.

Os Excêntricos Tenenbaums está disponível no Disney+, enquanto O Esquema Fenício está previsto para lançar nos cinemas dia 29 de maio.