Com títulos como Coração Valente, Gladiador e outros, os épicos históricos viveram um verdadeiro apogeu na década de 1990 e início dos anos 2000. O Último Samurai (2003) é mencionado com menos frequência do que as obras-primas anteriormente citadas - embora tenha no elenco uma verdadeira mega estrela: Tom Cruise.
O Último Samurai é vagamente baseado em fatos históricos, onde o foco da trama se encontra no oficial norte-americano, Nathan Algren (Cruise). O personagem chega ao Japão no final do século XIX para treinar o exército imperial, mas acaba capturado pelos rebeldes samurais liderados por Moritsugu Katsumoto (Ken Watanabe). Durante o cativeiro, Nathan aos poucos começa a se identificar com os valores dos guerreiros, acabando por lutar ao lado deles.,
Para se ter ideia, o longa-metragem contou com um massivo orçamento de 140 milhões de dólares, números ainda mais expressivos se considerarmos a época. Sucesso entre o público, a produção foi recompensada com uma bilheteria mundial de 454 milhões - além de quatro indicações ao Oscar.
“Acharam que a cabeça dele iria voar”: Tom Cruise já arriscou a vida em muitos filmes, mas em um quase acabou decapitadoUma parte considerável do orçamento foi investida na sequência final da trama, onde os samurais, numericamente inferiores, vão para a guerra contra um exército extremamente poderoso - equipado com rifles e metralhadoras Gatling. O momento é alimentado pela incrível trilha sonora de Hans Zimmer, sendo, até hoje, considerado por muitos como uma das melhores batalhas cinematográficas de todos os tempos.
Dirigido por Edward Zwick, The Last Samurai (no original) contou com um elenco composto também por Billy Connolly, Tony Goldwyn, Timothy Spall e Hiroyuki Sanada. Para os interessados, o filme está disponível para streaming na Max.