Fortes, destemidas, sensuais e empoderadas. Esses e outros adjetivos descrevem as plurais Helenas de Manoel Carlos, um dos maiores autores da teledramaturgia brasileira. Ao longo dos anos, o escritor batizou suas protagonistas com o nome icônico e marcou para sempre algumas das novelas mais amadas pelo público - incluindo História de Amor (1995), reprisada atualmente nas tardes da Globo em Edição Especial!
Mas você sabe a história por trás das Helenas, vividas por Regina Duarte, Vera Fischer e tantas outras atrizes talentosas? O AdoroCinema te conta agora!
Por que as protagonistas de Manoel Carlos se chamam Helena? 1o5e38
Mulheres guerreiras, sempre dispostas a enfrentar os desafios da vida, as nove Helenas de Manoel Carlos não são uma homenagem a qualquer conhecida do autor.
Muita gente pode pensar que ele quis honrar alguma parente, amiga ou até mesmo um amor do ado... No entanto, o motivo por trás da escolha do mesmo nome para tantas protagonistas de sucesso não tem nada a ver com isso!
No programa Tributo a Manoel Carlos, lançado pelo Globoplay em homenagem aos seus 91 anos, Maneco explicou que a mitologia em torno do nome Helena foi o principal motivo do "batismo" de suas heroínas e divas das telinhas.
“As pessoas realmente têm muita curiosidade de saber. Dizem: ‘foi sua mãe, uma irmã, uma namorada, uma primeira mulher’. Nada disso. Helena é apenas um nome que eu acho mais apropriado a um personagem do que a uma pessoa real“, revelou ele, sincerão.

“Talvez porque eu sempre gostei de mitologia. A Helena mitológica é fantástica. E aquela história toda da Helena de Troia ter sido uma mulher raptada, casada com o raptor, divorciada e voltou a viver com o marido depois de separar-se dele… Tudo isso me deu uma coisa, uma magia muito interessante, que me cativou muito”, complementou.
Maneco, também ressaltou que suas protagonistas sempre são infelizes no amor, escondendo um lado sombrio e guardando segredos de pessoas próximas: "A mulher move o mundo. Na mulher está tudo. É mais fácil para mim escrever sobre mulheres porque as mulheres falam as coisas. O homem não confessa que é traído. Uma mulher reúne as amigas dela, diz que o marido tem uma amante, e choram todas juntas". O nosso Almodóvar!
Relembre as nove Helenas 6y6c3d
A primeira Helena de Manoel Carlos foi interpretada por Lilian Lemmertz, mãe da atriz Júlia Lemmertz, na novela Baila Comigo (1981). Na história, ela era uma dona de casa atormentada pelo segredo de ter separado os filhos gêmeos.
Dez anos depois, Maitê Proença encarnou a segunda Helena, mais conhecida pelo apelido de Leninha. Em Felicidade, ela tinha um jeito doce e determinado, era apaixonada por Álvaro (Tony Ramos), mas acaba se casando com Mário (Herson Capri)
Regina Duarte viveu Helena em duas ocasiões na década de 1990: a primeira em História de Amor (1995). Na narrativa, ela vivia um quadrilátero amoroso com Carlos Alberto (José Mayer), Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).

Não demorou muito para Regina voltar ao papel em Por Amor (1997), quando sua Helena cometeu o polêmico ato de trocar seu bebê saudável pelo filho natimorto da filha, Eduarda (Gabriela Duarte), no hospital.

No início dos anos 2000, Vera Fischer deu vida à quinta Helena em Laços de Família. Apaixonada por Edu (Reynaldo Giannechini), ela abriu mão do romance por conta da filha, Camila (Carolina Dieckmann), que também se apaixona pelo bonitão.
Dois anos depois, Christiane Torloni também assumiu o papel da protagonista em Mulheres Apaixonadas. No enredo, ela decide se separar do marido, Téo (Tony Ramos), após 15 anos de casamento, para viver uma nova paixão!
Em 2006, a terceira e última Helena de Regina Duarte deu as caras em Páginas da Vida. A personagem decide adotar Clara, uma criança com Síndrome de Down, após a morte da mãe no parto e a rejeição da menina pela avó, Marta (Lilia Cabral).
Taís Araújo interpretou a penúltima Helena – e a primeira mulher preta no papel! – em Viver a Vida, de 2009. A personagem, uma modelo de reconhecimento internacional, abandona a carreira no auge para se casar com o empresário Marcos (José Mayer).
"Livre, forte, rica e negra": 15 anos após digerir duras críticas, Taís Araújo faz uma linda homenagem à HelenaPor fim, Júlia Lemmertz homenageou a mãe, Lilian – a primeira Helena –, ao viver a última protagonista com esse nome em Em Família (2014). Julia Dalavia e Bruna Marquezine dividiram o papel com a veterana nas fases iniciais da novela, que retratava a conturbada paixão dos primos Helena e Laerte (Gabriel Braga Nunes, na fase adulta).