
Com a segunda reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo, da TV Globo, estamos tendo a oportunidade de relembrar – ou, como é o caso de alguns telespectadores, prestigiar pela primeira vez – a icônica trama estrelada por Betty Faria em 1989.
Além da protagonista, o folhetim contou com um elenco de peso, reunindo nomes como Joana Fomm, Cássio Gabus Mendes, José Mayer, Arlete Salles, Ary Fontoura, Lília Cabral e muitos outros que marcaram história na TV brasileira.
Entre esses grandes atores, também está Tássia Camargo, cuja trajetória, anos após a novela, seria marcada por um pesadelo que a levou a abandonar o Brasil. Descubra o que aconteceu e saiba por onde anda a atriz!
"Não volto mais ao Brasil nem para eio" 162qz
Há 35 anos, quando Tieta estreou na telinha da Globo, Tássia foi escolhida para interpretar Elisa, irmã mais nova de Tieta (Faria) e Perpétua (Fomm). A moça era casada com Timóteo (Paulo Betti), e, enfrentando uma dura crise no casamento, vivia sonhando com atores de fotonovelas e galãs da televisão que ouvia falar nos programas de rádio.
Depois da novela inspirada na obra de Jorge Amado, a atriz fez uma série de outros trabalhos, incluindo a personagem Marina da Glória da Escolinha do Professor Raimundo (1990). Mas, em 2017, ela decidiu abandonar de vez as telinhas brasileiras: Tássia se mudou para Portugal após receber ameaças de morte aqui no Brasil.

Tudo começou após ela postar algumas denúncias contra um político em seu perfil no Facebook, como lembrou a atriz em uma participação no podcast PT BR, de Monica Baltazar. “Eu era muito militante. Começaram ameaças numa casa [no Rio de Janeiro] em que eu estava a morar, achei que era o momento de sair [do Brasil].”
Em 2022, em entrevista ao programa Esta Manhã, da emissora TVI de Portugal, Tássia foi questionada sobre a possibilidade de voltar ao país de origem – e deu uma resposta categórica: "Não volto mais ao Brasil nem para eio".
“Quando eu saí já estava tudo muito confuso, e eu saí dois anos antes de ficar este inferno que está. Precisamos de uma nova Independência, muito maior do que a que foi há 200 anos. Para mim é assustador, acho que se for lá [no Brasil] ear vou ficar com depressão, isso se não tiver um enfarte”, acrescentou a atriz, referindo-se à polaridade da política brasileira.
Tássia Camargo quase trabalhou com Brad Pitt 4q6s6s

Antes de aterrissar na Globo, Tássia chegou muito perto de trabalhar com grandes estrelas de Hollywood, mas perdeu a oportunidade por não saber falar inglês, como contou em 2021 no talk-show português Goucha, apresentado por Manuel Luís Goucha: "Perdi grandes filmes com Jacqueline Bisset, Dustin Hoffman, Brad Pitt."
Nascida em Guarulhos (SP), Tássia Camargo começou a carreira artística no teatro, no final da década de 1970, e fez sua estreia na televisão na novela Os Adolescentes, da Rede Bandeirantes. Em 1982, migrou para a Globo, onde atuou no humorístico Chico Anysio Show - um ano antes de se tornar a primeira apresentadora do Vídeo Show.
Sua primeira aparição em telenovelas globais foi em Pão Pão, Beijo Beijo (1984). Depois vieram outras produções como Selva de Pedra (1986), Tieta (1989), O Dono do Mundo (1991), Despedida de Solteiro (1991), O Cravo e a Rosa (2000) e Malhação (2004-2006) - seu último trabalho na Globo. A atriz também ou pelo SBT e pela Record.
Em 2019, Tássia chegou a participar de uma novela em Portugal, Valor da Vida. Depois disso, porém, ou a se dedicar ao teatro, tanto como atriz como diretora. Aos 63 anos, vive na capital portuguesa.

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!