Ruptura é uma das séries mais aclamadas da atualidade, produção de ficção científica criada por Dan Erickson e estrelada por Adam Scott que se tornou um dos maiores sucessos no catálogo do Apple TV+ – e não existiria sem Black Mirror.
Em entrevista ao The New York Times, o criador Dan Erickson revelou que a ideia para a série Ruptura surgiu de Black Mirror, mais precisamente "White Christmas", especial de Natal lançado em 2014 após a 2ª temporada e estrelado por Jon Hamm.
Lembro de sentir tanto frio e medo depois de ver aquilo, essa ideia devastadora de ter que vivenciar essa solidão sem fim
Erickson usou essa ideia do especial de nem um episódio da primeira temporada de Ruptura, quando Helly (Britt Lower) tenta escapar da Lumon. "É esse pesadelo de sair correndo por uma porta e então você volta correndo para dentro, e percebe que está realmente preso nesse espaço liminar com esse tipo de lógica de pesadelo".
Carl Tibbetts, diretor de White Christmas, respondeu aos comentários de Dan Erickson em entrevista ao RadioTimes.com: "Sou um grande fã da série e adorei especialmente esta temporada. O episódio 7 da segunda temporada é um dos melhores episódios de televisão que já vi, então é uma honra ter White Christmas mencionado no mesmo parágrafo".
"Definitivamente posso entender o que Dan Erickson quer dizer com relação ao tom e ao elemento de loop – agora sei por que gosto tanto! Além disso, Dan, estou disponível para a 3ª temporada!", completa Tibbetts sobre a semelhança de Ruptura com Black Mirror.

Em Ruptura, cinco funcionários de uma empresa chamada Lumon aceitam participar de um procedimento experimental onde suas memórias pessoais e de trabalho são permanentemente separadas. Quando estão no escritório, só terão as lembranças referentes ao trabalho e em casa, não lembraram das situações profissionais. Mas por trás desse estranho procedimento, se escondem vários segredos obscuros que a empresa quer manter guardados. O funcionário Mark S (Adam Scott) é um dos primeiros a ser cobaia do experimento. Quando seu amigo de escritório, Petey (Yul Vazquez), é demitido, ele começa a perceber a grande conspiração por trás daquela corporação. Mas quando sai de dentro do escritório, Mark esquece completamente dos acontecimentos. Ele acaba sendo abordado por Petey que começa a informar o que há de errado com a empresa e insiste que ele deve investigar o que realmente está por trás do trabalho que fazem lá dentro.