Ruptura, da Apple TV+, é uma das produções mais inteligentes que os gêneros de séries de ficção científica e mistério têm a oferecer atualmente. Com “Chikhai Bardo”, dirigido por Jessica Lee Gagné, o formato não só entregou um dos melhores episódios do ano na TV, mas também surpreendeu os fãs com uma tomada incrivelmente longa que provavelmente ninguém imaginaria que não tivesse sido criada em um computador.
Último episódio surpreende com sequência feita à mão
Os fãs de Severance, no original, ficaram surpresos quando Gagné confirmou à Esquire que a tomada espetacular da câmera, que vai dos escritórios do departamento de Refinamento de Macrodados (MDR) através de um túnel de cabos até o subsolo, até o departamento de vigilância, anteriormente secreto, foi completamente feita à mão:
"Há uma tomada que vai do MDR para a sala de controle no andar de baixo [por cabos elétricos]. Isso não é CGI. É tudo real. Nós realmente filmamos através dos cabos. Foi a coisa mais complexa que já fiz [como diretora de fotografia]. Foi o maior projeto paralelo desta série, e muitas pessoas contribuíram para ele. Você deveria ver o equipamento para isso: a câmera a pela parte interna da mesa. Uma polia se move dentro dela."
Ruptura vai ter 3ª temporada? Série de ficção científica quebra recorde de Ted Lasso no streamingConfira a cena em questão abaixo:
Para a cinegrafista de 37 anos, o episódio foi sua primeira incursão na direção e um grande sucesso: no IMDb, o episódio é atualmente o mais bem avaliado da segunda temporada, com uma classificação de 9,5, e o segundo mais bem avaliado de toda a série (logo atrás do final da primeira temporada). Jessica Lee Gagné disse ao AVClub que está aberta a novos trabalhos de direção:
"O que mais aprendi é que é isso que eu quero fazer. É difícil dizer que quero deixar o trabalho de câmera para trás, mas faz sentido. Sinto como se uma parte de mim que eu enterrei por muitos, muitos anos tivesse acabado de emergir."
Do que realmente se trata Ruptura?
Ruptura é sobre as maquinações distópicas da corporação Lumon Industries. Usando um chip no cérebro, a empresa separa o ego do trabalho (Innie) e o ego privado (Outie) dos funcionários em seu departamento de Refinamento de Macrodados. Então a pessoa privada não sabe por que vai trabalhar todos os dias e o alter ego do trabalho só conhece o mundo do escritório. Mas no que o MDR está realmente trabalhando? O chefe de departamento Mark S. (Adam Scott) começa a fazer perguntas depois que seu melhor amigo e colega desaparece de repente.

Dan Erickson é o showrunner, e os produtores de Ruptura incluem Ben Stiller, que muitos conhecem principalmente por seu trabalho de comédia diante das câmeras.
As duas temporadas de Ruptura estão disponíveis na Apple TV+.