Sucesso mundial, o remake de Café com Aroma de Mulher não é uma cópia da novela original – e aqui está o motivo!
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

A produção colombiana é a mais nova aposta para o horário nobre da Band.

Café com Aroma de Mulher estreia nesta quinta-feira (08) na telinha da Band, substituindo Beleza Fatal na faixa das 20h30. A produção colombiana é, na verdade, um remake da telenovela homônima dos anos 1990, criada por Fernando Gaitán. No final de 2021, o novo folhetim entrou para o catálogo da Netflix e rapidamente se tornou um sucesso.

Embora mantenha o mesmo título, a nova versão ou por mudanças importantes e não é uma cópia exata da original – trata-se de uma adaptação para os tempos atuais. Pelo menos foi o que garantiu Mauricio Cruz, diretor responsável por essa nova leitura da história.

A primeira versão estreou há 31 anos, em 1994, e foi exibida pelo SBT em 2001. Desde então, muita coisa mudou desde então em termos de pautas, representações na tela e temas considerados "apropriados" ou não para a televisão. Em entrevista ao site TiempoX, Cruz afirmou que esse foi o maior desafio ao criar a nova Café com Aroma de Mulher.

Divulgação/Netflix

Na adaptação da novela, que acompanha a história de amor entre uma bela e humilde colhedora de café e o herdeiro de uma fazenda cafeeira, a inclusão de uma perspectiva feminina foi um dos pontos mais importantes. Vale lembrar que, nas novelas dos anos 1990 e anteriores, a representação das mulheres costumava ser pouco questionada – muitas abordagens do gênero vinham diretamente dos dramas típicos daquela época.

Café Com Aroma de Mulher: Compare os personagens do sucesso da Netflix com a novela original

Levando isso em consideração, a principal mudança que o diretor buscou foi empoderar as personagens femininas. Embora a trama ainda siga uma narrativa romântica, essas mulheres já não são mais as figuras submissas que víamos nas produções das décadas adas – elas ganharam mais espaço e, acima de tudo, voz.

Pode parecer pouco para alguns, mas, dentro de um gênero que historicamente retratou mulheres como excessivamente boazinhas, submissas e românticas, ou, no extremo oposto, como grandes vilãs – como Soraya Montenegro (Itatí Cantoral) ou Rubí (Bárbara Mori) –, é revigorante e satisfatório ver outro tipo de construção.

O elenco da novela Café com Aroma de Mulher inclui Laura Londoño como Teresa, William Levy como Sebastián, Carmen Villalobos como Lucía, Diego Cadavid como Ivan e Mabel Moreno como Lucrecia.

Café com Aroma de Mulher
Café com Aroma de Mulher
Data de lançamento 2021-05-10
Séries : Café com Aroma de Mulher
Com William Levy, Laura Londoño, Diego Cadavid
Usuários
3,4
Assistir em streaming

Não quer perder esse novelão? Café com Aroma de Mulher será exibida de segunda a sexta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), logo após o Jornal da Band, com transmissão simultânea pelo site Band.com.br e pelo aplicativo Bandplay.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados