O alerta de spoiler tem validade? O segundo episódio da nova temporada de The Last of Us mostrou, há algumas semanas, um dos momentos mais brutais da história, a morte de Joel (Pedro Pascal). A cena choca por ser forte e violenta, mas a maior parte do público já sabia do destino trágico do protagonista.
Até ontem (18), Emma Stone fazia parte da exceção de quem não sabia da morte de Joel e foi pega de surpresa com a informação. A atriz vencedora do Oscar e Pedro Pascal estavam participando de uma coletiva de imprensa para divulgar Eddington, o novo faroeste de Ari Aster (Hereditário), durante o Festival de Cannes quando uma jornalista soltou "acidentalmente" o spoiler ao dirigir-se ao chileno.
Pedro Pascal e Austin Butler vivem intenso bromance durante entrevista para novo filme de faroeste: "Eu não fiz nada!"A repórter australiana começou a contextualizar sua pergunta com o "plot twist", mas nem conseguiu terminá-la, já que os presentes na sala se chocaram com o "alerta de spoiler" tardio demais:
"Eu nunca estive na mesma sala que você, senhor Pascal, me perdoe por estar 'mirando' em você novamente. Então, seu personagem morreu em The Last of Us e todo mundo ficou desolado...Isso é um alerta de spoiler!".
Pedro ficou visivelmente consternado e se desculpou, enquanto Emma permaneceu boquiaberta até se aproximar do microfone e avisar à jornalista que "realmente não sabia disso". Então, ela acabou decidindo mudar o curso da pergunta e mencionou a estreia de Pascal no festival.
O "acidente" em Cannes despertou o debate sobre o quão cedo é ou não para discutir abertamente sobre spoilers. Falando especificamente da morte de Joel, um lado defende que o jogo The Last of Us - Part II foi lançado em 2020, e a informação deixou de ser "confidencial" há muito tempo. Já outra parte argumenta que falar publicamente sobre isso estraga a experiência de quem não está em contato com o universo do game.

The Last of Us está disponível para streaming no HBO Max.