Não é segredo que Kaley Cuoco poderia não ter sido Penny em The Big Bang Theory se os planos originais tivessem se desenvolvido como estava previsto. Quando os criadores da série desenvolveram o primeiro episódio piloto para a série, o projeto tinha um tom bastante diferente do que finalmente foi, e a emissora CBS não ficou suficientemente convencida para dar luz verde, então Chuck Lorre e companhia tiveram que fazer algumas mudanças para levar adiante sua ideia. Uma dessas mudanças foi Katie, a personagem feminina principal, que transformaram em Penny.

No entanto, enquanto no caso de Sheldon mudaram algumas questões sobre a personalidade do personagem - que estava um pouco "assanhado" na versão original - mas mantiveram Jim Parsons no papel, no caso de Katie começaram do zero. Demitiram a atriz que haviam escolhido para o personagem, Amanda Walsh, e escolheram Kaley Cuoco em seu lugar.
Agora nos é impossível pensar em The Big Bang Theory com outra atriz que não seja Cuoco como protagonista, mas a realidade é que a primeira escolhida para o papel foi Walsh, que interpretou a vizinha de Leonard e Sheldon, Katie, apenas em um episódio. O personagem, no entanto, era bastante diferente: "Uma mulher insensibilizada pela rua, durona e com um interior vulnerável", dizia sua descrição inicial.
Quando o piloto foi rejeitado, perceberam que uma das coisas que não funcionava era Katie: "Tivemos que ar por esse fracasso para entender que se haveria uma mulher no ecossistema de Sheldon e Leonard, ela teria que ser gentil com eles porque eles eram os vulneráveis", explicou o co-criador Chuck Lorre em uma das peças extras da edição da série em DVD.

Paradoxalmente, a razão pela qual Walsh interpretou uma Katie tão durona foi única e exclusivamente porque os criadores pediram que ela fizesse isso, como Johnny Galecki lembraria para o livro de Jessica Radlof The Big Bang Theory: The Definitive, Inside Story of the Epic Hit Series.
Lembro que Amanda era uma pessoa muito doce, e a pressionavam constantemente para que fosse mais durona, porque Katie era muito astuta
"[O diretor Jimmy] Burrows pediu que ela trabalhasse para que seus diálogos ressoassem com essa forma mais afiada e selvagem, de modo que mesmo ao eliminar as palavras obscenas, se mantivesse nesse estado mental. E isso a ajudou muitíssimo. Mas ironicamente, a forma como a pressionavam - fazendo-a parecer astuta e talvez enganosa e hipócrita como personagem - foi o que acabou falhando com o personagem, porque o público imediatamente sentiu-se muito protetor com Leonard e Sheldon".
"Amanda fez exatamente o que foi pedido, e fez maravilhosamente", itiu Lorre. "Certamente não entendia que, apesar da inteligência de Sheldon e Leonard, eles eram como crianças, e não se podia colocar um personagem tóxico junto a eles dessa maneira. Partiu meu coração". Ao que Bill Prady acrescentou que tentaram resgatá-la, mas não obtiveram o ok da emissora: "Quando estávamos fazendo o piloto pela segunda vez, a equipe de Amanda perguntou se ela poderia fazer o teste novamente, mas a emissora não foi receptiva. A CBS sabia que Katie havia tido uma má avaliação entre o público teste. Chuck e eu fomos muito francos ao dizer que a razão pela qual o personagem teve uma má avaliação foi porque o papel de Katie estava mal escrito. Mas não conseguimos convencê-los a vê-la novamente".