O catálogo da Netflix conta com grandes joias preciosas. Com opções para todos os gostos, o serviço de streaming conta com romances, aventuras, ficções científicas, thrillers, tramas de terror e muitos mais. Sejam em filmes ou em séries, ainda existem adaptações que extraem grandes histórias de diferentes mídias - quanto à literatura, Um Dia é uma dessas produções.
A minissérie acompanha Dex e Emma, que se conhecem na formatura da faculdade, em 15 de julho de 1988, e seguem caminhos completamente diferentes. No entanto, o destino dos dois se cruza uma vez por ano desde este primeiro encontro. Baseado no best-seller homônimo escrito por David Nicholls, a trama mostra os encontros e desencontros dos protagonistas interpretados por Ambika Mod e Leo Woodall. Ao longo dos anos, eles desenvolvem um relacionamento que vai transformando a vida de ambos com o tempo.

O romance ganhou um filme em 2011 estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess. No entanto, diferente do longa, a produção seriada consegue ser mais fiel ao livro, já que consegue adaptar a obra de forma detalhada. Afinal, são 12 episódios que representam o mesmo número de anos na vida do casal, de 1988 a 1999, com os dois últimos capítulos abarcando três anos cada.
Além disso, há tempo para desenvolver personagens secundários de maneira mais profunda, bem como é possível explorar outras nuances de Dex e Emma. Enquanto o filme conta com 37% de aprovação no Rotten Tomatoes, a série da Netflix conquistou a crítica com 92% de avaliações positivas.
Na Netflix: A melhor minissérie sobre a Segunda Guerra Mundial com apenas 6 episódiosNo consenso da mídia especializada, a produção feita para o streaming consegue narrar "a agem do tempo com um olhar bem observado", já que tem uma abordagem "ora vertiginosa, ora sombria, mas sempre apaixonantemente romântica".

Com a possibilidade de fazer uma maratona de apenas 7 horas, os 14 capítulos de Um Dia estão disponíveis na Netflix.