Michelle Williams é uma atriz e produtora estadunidense nascida na cidade de Kalispel, Montana. Ela conhecida por diversas produções de sucesso para TV e para o cinema e conta com diversos troféus, contando com dois Globos de Ouro, um Emmy e um Tony. Com seu trabalho mais recente, Os Fablemans (2022), de Steven Spielberg, ela acumula cinco indicações ao Oscar.
Após aparições em séries de televisão, a carreira de Michelle Williams ganha destaque com o papel da problemática Jen Lindley na série dramática Dawson's Creek (1998-2003). A atriz chega a participar de pequenas comédias, como Todas as Garotas do Presidente (1999), mas são os dramas que a levam ao estrelato. Ela filma com Wim Wenders a trama Medo e Obsessão (2004) e chama a atenção no drama O Segredo de Brokeback Mountain (2005), pelo qual ela é indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Dando preferência aos dramas independentes, Williams participa de Não Estou Lá (2007) e do primeiro filme do premiado roteirista Charlie Kaufman, Sinédoque, Nova York (2008). Ela é particularmente elogiada pela atuação em Wendy and Lucy (2008), drama da diretora Kelly Reichardt, com quem ela faria mais tarde o faroeste Meek's Cutoff (2010). Selecionando muito bem seus projetos, ela trabalha com Martin Scorsese em Ilha do Medo (2010) e com Derek Cian em Namorados para Sempre (2010). Ela é indicada novamente ao Oscar e vence o Globo de Ouro por sua performance frágil de Marilyn Monroe em Sete Dias com Marilyn (2011).
No foco da mídia a partir desta indicação, ela decide alternar os filmes independentes (Entre o Amor e a Paixão, de 2011) com as grandes produções de estúdio, como Oz: Mágico e Poderoso (2013).
A atriz então decidiu dar uma pausa nos cinemas e focou em produções tetrais, voltando para Hollywood apenas em 2016, fazendo papéis pequenos. Foi então com o filme Manchester by The Sea (2016) de Kenneth Lonergan que a atriz voltou a ser nomeada para um Oscar, mas acabou não levando uma estátueta.
Williams só viria a ser indicada a outro prêmio em 2022, quando interpretou Mitzi Fabelman no longa de Steven Spielberg, The Fabelmans. Nesse meio tempo fez filmes diversos, como: O Rei do Show (2017), Venom (2018,2021) e Depois do Casamento (2019).