
A MTV se especializou na produção de reality shows peculiares desde os seus primórdios. Embora Jersey Shore e suas variantes sejam de gosto questionável, o catálogo do canal sempre esteve repleto de títulos um tanto quanto inofensivos, como My Super Sweet 16 ou Room Raiders – um programa de namoro no qual os participantes eram julgados pela forma como arrumavam seus quartos. Até Zac Efron participou de um episódio antes da fama!
Seu quarto está sendo julgado! w4tu
A febre dos reality shows de encontros está presente nos Estados Unidos há décadas, e já tentaram mil e uma maneiras de reinventar o clássico “homem conhece mulher” para manter o público interessado. Foi exatamente isso que a MTV fez em 2003, com o excêntrico Room Raiders. Por aqui, a atração foi exibida pela MTV Brasil na faixa MTV Gringa.
Mas do que se tratava exatamente? Room Raiders era um programa de relacionamento em que uma pessoa buscava o amor entre três candidatos em potencial – mas, em vez de conhecê-los em encontros, ela entrava em seus quartos e os julgava com base no que encontrava por lá.
Praticamente todos os episódios seguiam a mesma dinâmica, uma mulher escolhia entre três homens (ou um homem entre três mulheres – e também houve alguns episódios LGBTQIA+), aproveitando para vasculhar os quartos enquanto os candidatos eram “sequestrados” e assistiam a tudo de dentro de uma van.

E detalhe: os três pretendentes eram pegos de surpresa, então eles deixavam o quarto como estava – e quem ficava encontrava mais do que uma simples bagunça. Sim, alguns eram decentes, mas, no geral, havia muita desordem, roupas sujas e todos os tipos de fluidos que podiam ser vistos quando usavam a lanterna de luz ultravioleta.
Desta forma, o principal atrativo era ver o quão bagunçado o quarto poderia ser, assim como os momentos embaraçosos quando a outra pessoa encontrava algo comprometedor e o dono do quarto fazia uma careta como se quisesse ser engolido pela terra. Vixe!
Todos os participantes eram jovens, então não faltavam dormitórios universitários que eram verdadeiros covis de leões. E, quando eram os meninos que invadiam os quartos, a primeira coisa que faziam era ir direto à gaveta de roupas íntimas – ou até mesmo experimentar sutiãs.

No final de cada episódio, a garota ou garoto ficavam cara a cara com seus pretendentes pela primeira vez e decidiam com qual deles queriam sair (ou se não tinham escolhido ninguém), com base no que havia encontrado durante o programa.
Em um episódio da terceira temporada, em 2005, o próprio ator Zac Efron foi até lá à procura de um amor, quando ainda nem era famoso (aliás, essa informação nem sequer consta em seu perfil no site de filmes IMDb... e ele provavelmente quer apagar isso da memória).

E o que Zac encontrou nos quartos das meninas? Nada muito comprometedor, exceto uma algema, uma televisão velha e uma escova de cabelo compartilhada com várias amigas, à qual ele se referiu como "a escova mais nojenta que já vi na vida". Ele ainda aproveitou a oportunidade para escorregar em um toboágua na casa de uma de suas pretendentes!
Apesar de a premissa não rendesse muito mais que isso, Room Raiders manteve-se no ar até 2008, ao longo de oito temporadas e 263 episódios.
*Conteúdo Global do AdoroCinema