
Ao longo dos anos, vimos diversas atrizes se tornando grandes estrelas da TV brasileira – e Claudia Raia é um ótimo exemplo disso. Um dos principais rostos da teledramaturgia da Globo, ela iniciou sua carreira muito jovem, e o público pôde acompanhá-la até o estrelato. Mas o que pouca gente lembra é que sua primeira aparição na televisão foi em um quadro de humor.
Tudo começou em 1983, quando Claudia estava em cartaz com o musical A Chorus Line, com apenas 17 anos. O comediante Jô Soares (1938-2022) foi prestigiar a peça e, dias depois, a convidou para integrar o elenco do programa humorístico Viva o Gordo.
"O Jô Soares foi assistir a uma matinê de quinta-feira. Foi uma comoção: 'O Jô Soares está aí, o Jô Soares veio assistir!'. E eu também, muito emocionada de ele estar ali", relembrou ela em depoimento para a série documental Um Beijo do Gordo, do Globoplay.
Duas semanas após o convite, veio o primeiro dia de gravação. A atriz recordou a clássica esquete em que ela e Jô interpretavam alunas de ginástica, sempre repetindo a expressão “vamos malhar?”. Simplesmente icônicos! "Quando cheguei para gravar, duas semanas depois, eu tinha um quadro com o Jô. Fiquei ada", afirmou.
Ele veio muito fofo, vestido de Ciça, que era hilário, né? De malha fitness, rabo de cavalo, maravilhoso. E aí me abraçou: 'Seja muito bem-vinda. Não disse que eu queria você? Então, esse quadro aqui é nosso’.
De colegas a namorados l4u70
Logo, da parceria profissional surgiu uma linda paixão que, apesar de improvável, foi muito intensa. "Não sei te dizer como é que comecei a namorar com ele, porque, para mim, era difícil namorar com uma pessoa que tinha aquele shape, ou um homem muito mais velho que eu. Ele tinha 30 anos a mais que eu”, relembrou Claudia.

Segundo a atriz, o relacionamento dos dois causou muita estranheza e foi alvo de preconceito. "Todo mundo achando estranhíssimo aquela garota que tinha acabado de chegar, linda, gostosona, que todo mundo queria pegar... Assim, 'que absurdo'. Tinha uma coisa muito de preconceito, a coisa da idade também, e eu simplesmente não quis saber disso".
Os dois namoraram de 1984 a 1986, e mesmo se amando muito dentro e fora de cena, o término partiu de Jô Soares. Vixe! “Ele disse que eu era muito mais nova que ele – eu era mais nova que o filho dele – e que, em algum momento, eu ia me apaixonar por um homem jovem, que era muito natural que isso acontecesse e ele não ia dar conta disso, ia surtar."

O fato é que essa relação profissional e amorosa, por mais improvável que parecesse, revelou ao Brasil uma das maiores atrizes do país. Ainda bem! Aliás, se você quiser relembrar os feitos do inesquecível Jô Soares e conferir o depoimento completo de Claudia Raia, é só assistir à série documental Um Beijo do Gordo, disponível no Globoplay em quatro episódios.