Ela foi rejeitada na abertura do Fantástico, mas anos depois apresentou o programa e se tornou uma das maiores jornalistas do Brasil: Você a reconhece?
Ketlyn Ribeiro
Ketlyn Ribeiro
-Redatora
Apaixonada por cultura pop e com um grande acervo de curiosidades aleatórias na memoria, Ketlyn ama enaltecer produções nacionais.

Muita gente não sabe, mas, antes de entrar para o jornalismo e brilhar na TV, ela seguiu o caminho do balé clássico!

Reprodução/TV Globo

Algumas personalidades da televisão são adaptáveis e encaram os mais variados desafios ao longo da carreira. Esse é o caso de uma das maiores jornalistas do Brasil, que, depois de anos à frente de telejornais, migrou para os programas de entretenimento. O que muitos não sabem, porém, é que, antes de tudo isso, ela trilhou uma profissão bem diferente: dançarina!

Sim, estamos falando de Fátima Bernardes. Além do carisma e talento diante das câmeras, Fátima tem uma formação pouco conhecida pelo grande público – ela se dedicou por 17 anos ao balé clássico antes de decidir seguir pelo caminho do jornalismo.

Ainda jovem, chegou a fazer um teste para dançar na abertura do Fantástico, mas foi rejeitada. Curiosamente, o destino a levou de volta ao programa anos depois – não como bailarina, mas como apresentadora do Show da Vida. Vem entender melhor essa história!

Da rejeição à apresentação

Fátima Bernardes revelou a curiosidade quando ainda apresentava o Encontro, nas manhãs da Globo. "Eu fui reprovada para dançar na abertura do Fantástico. Eu não ei [no teste]", contou. Ela chegou a dizer que era "novinha" na época e que não tinha o corpo parecido com o das mulheres que tradicionalmente apareciam na abertura da atração dominical.

Mas essa não foi sua única experiência com o Fantástico, e muito menos dançando na TV. Na década de 1980 – já formada em jornalismo, mas ainda anônima –, ela apareceu em um videoclipe exibido no programa. Na ocasião, dançou na produção de lançamento de um dos maiores sucessos do grupo Barão Vermelho: Pro Dia Nascer Feliz.

Fátima Bernardes no clipe do Barão Vermelho e à frente do Fantástico Reprodução/TV Globo
Fátima Bernardes no clipe do Barão Vermelho e à frente do Fantástico

Na década seguinte, Fátima retornou ao Fantástico, mas, desta vez, como âncora. Após agens pelo RJTV e pelo Jornal da Globo, ela comandou a revista eletrônica entre o fim de 1992 e 1996. Depois, em 1997, voltou a apresentar a atração por um breve período. A partir daí, não saiu mais das telinhas da Globo e se tornou ainda mais conhecida em todo o Brasil.

Em seguida, teve agens pelo Jornal Hoje e por um dos programas mais antigos da televisão brasileira, o Jornal Nacional, antes de deixar definitivamente a bancada para comandar seu primeiro programa solo: Encontro com Fátima Bernardes. Ela também esteve à frente do The Voice Brasil , entre 2022 e 2023, e em sua versão Kids.

E mesmo com o foco na TV, ela nunca abandonou seu amor pela arte – como relembrou há algum tempo em seu Instagram: “Em mim só há saudade: dos espetáculos, das aulas, dos encontros que a dança me proporcionou.”

O contrato fixo de Fátima Bernardes com a emissora foi encerrado em 2024 e, desde então, ela tem se dedicado ao seu canal no YouTube. Além disso, continua participando de programas e momentos especiais na antiga casa, como na comemoração dos 60 anos da Globo.

Será que ainda veremos mais do seu lado dançarina por aí?

facebook Tweet
Links relacionados